cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 12
Publicidade

A Cofrimagrelos, empresa de construção civil localizada na freguesia de Bem Viver, em Marco de Canaveses, celebrou esta sexta-feira, dia 15 de março, as bodas de prata.

Nos 25 anos da empresa, a ‘cereja no topo do bolo’ foi a inauguração das novas instalações, na qual estiveram presentes os trabalhadores que compõem esta casa, muitos deles desde o início. Quem o diz é Justino Soares Ferreira, o fundador da Cofrimagrelos. “Ao fim de 25 anos continuamos aqui e estamos a celebrar com a inauguração de um novo escritório, a festejar com toda a garra e a pensar que outros 25 virão”.

cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 22
cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 12 1

Desde 2007 que Justino Ferreira tem na empresa, ao seu lado, a esposa, Ivone Campota, a responsável por gerir a parte financeira e os recursos humanos, mas também por alimentar os sonhos da empresa. “É um orgulho grande conseguir fazer o escritório novo, porque tinhamos este sonho a algum tempo”, destaca a empresária. 

Nos primórdios da empresa, o casal viu-se obrigado a emigrar para “aguentar as dívidas de empresas que fecharam, mas começamos a dar a volta. Tivemos altos e baixos como toda a gente, mas fomos somando anos e continuamos em pé”, explica Justino.

cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 28
cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 11

A “garra e determinação” para o trabalho vem desde que Justino Ferreira, com apenas 13 anos, já trabalhava num supermercado, no Porto. “Levava as compras a casa dos clientes, com 17 anos comecei a trabalhar nos granitos, mas não me identifiquei, e com 18 anos fui para a construção”.

Acabou por encontrar o seu lugar no mundo da construção e, na altura da tropa, agarrou-se ao sonho de empreender com “unhas e dentes. Passei a chefe de equipa, encarregado, e ao fim de oito anos achei que estava na hora de dar o próximo passo. Disse para mim mesmo: ‘está na tua hora Justino, voa’ e voei”. Não foi preciso muito tempo para encontrar uma pessoa que quisesse “voar” consigo, a sua “querida” esposa e o seu “pilar”.

cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 51
cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 7

Embora o desejo de “voar” juntos, Ivone Campota confessa que os receios eram vários. “O meu marido dizia que devia ir para o escritório, estar a par da nossa vida, mas rejeitei durante algum tempo porque a minha área era cabeleireira. Depois acabei por ir, com os olhos fechados, mas fiquei surpreendida comigo, porque cada situação que me punham, agarrava com unhas e dentes”. No dia em que celebram 25 anos, Ivone considera ser uma mulher “muito profissional. Gosto de determinação e de ter resposta para cada obstáculo, faço tudo com gosto, não quero deixar ninguém ficar mal. Graças a Deus consegui sempre os nossos objetivos”. 

O casal criou uma “telepatia” dentro da empresa e, juntos, prezam pela “honestidade”, porque se Justino já tinha as ferramentas para o negócio, Ivone veio dar um novo rumo e, como se costuma dizer, ‘”por trás de um grande homem está sempre uma grande mulher”. Para Ivone Campota é “um ditado antigo, mas que se aplica perfeitamente”. 

cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 46
cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 50

Começar a trabalhar cedo não foi tarefa fácil, mas Justino Ferreira reconhece que esses ensinamentos permitiram ganhar uma bagagem de conhecimento vasto e ter oportunidade de os transmitir à esposa. “Os meus livros, a minha faculdade foi Justino Soares Ferreira, com muito orgulho afirmo que foi o meu professor universitário”, destaca Ivone Campota. 

Conhecimento que tem permitido a Justino Ferreira gerir cerca de 170 homens, reconhecendo, todos os dias, que “há famílias a depender de nós”. Para Ivone Campota, enquanto patroa, mas também “humana e mãe” é preciso ter “essa sensibilidade. Todos os dias, quando me levanto, peço sempre ao Menino Jesus de Praga que me proteja a mim e a todas as pessoas, temos de ter garra e agradecer, um negócio por conta própria é um desafio para a vida, mas tento sempre ajudar em todas as situações, até porque chegamos onde chegamos graças aos nossos trabalhadores e valorizo muito cada um deles”. 

cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 3
cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos 15

Para Justino Ferreira, o sucesso vem “também graças ao staff, temos núcleo duro que trabalha connosco desde o início. Queremos agradecer aos nossos trabalhadores, porque sem eles a empresa não existia, temos uma equipa fantástica e estimamos em preservá-los e mantê-los felizes”. Ivone Campota acrescenta apenas a palavra “gratidão. Sou grata porque temos trabalhadores à altura. Todos eles são mágicos”.

A ambição que o casal marcoense partilha faz com que não coloquem limites e, depois de terem adquirido a empresa Somar & Crescer em 2014 e terem aberto a Marco-França em 2020, chegou a hora de inaugurar novas instalações e de concretizar mais uma meta. Em 2021, o casal abriu também o Restaurante 4625, em Bem Viver.

cofrimagrelos marco de canaveses bem viver justino ferreira ivone campota 25 anos1

Foto-galeria da inauguração

Foto-galeria do escritório

Ler mais