sardicnheiras boassas
Publicidade

A aldeia de Boassas, na freguesia de Oliveira do Douro, no concelho de Cinfães, acolheu, na tarde deste sábado, dia 16 de março, a inauguração do monumento evocativo às Sardinheiras de Boassas. O evento contou também com uma homenagem às sardinheiras vivas, estando presentes três e familiares de outras cinco mulheres.

A iniciativa foi promovida pela Associação para a Defesa do Vale do Bestança e contou com a parceria da Câmara Municipal de Cinfães, da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, do Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães, e da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora da Estrela.

Telmo Osório, presidente da Junta de Freguesia de Oliveira do Douro, deixou um agradecimento à associação e ao município pela “homenagem feita a estas mulheres que eram incansáveis” e recordou que, em Boassas, existiam vários ofícios sendo “um género de uma metrópole, porque havia, ao fundo, o rio Douro e o Porto Antigo, onde atracavam os barcos rabelos e, do outro lado, havia os caminhos de ferro, então existia muito movimento”.

whatsapp image 2024 03 16 at 17.16.13 3

Por sua vez, Jorge Ventura, presidente da Associação para a Defesa do Vale do Bestança, louvou “todos os que colaboraram nesta iniciativa, associados da associação”, afirmando que foi “com o incentivo do presidente da câmara que se levou à concretização deste momento” e referiu que “é toda uma comunidade que se une em torno desta bonita cerimónia”.

O responsável pela homenagem constatou ainda que esta homenagem é uma forma de invocar “pessoas especiais, mulheres de Boassas que até há uns anos atrás vendiam sardinhas de porta em porta com as canastras na cabeça.  Saiam de madrugada e voltavam ao varrer do dia, foi assim anos a fio  Não há ninguém que delas não guarde saudade. São exemplo de vida. São por todos admiráveis, não podíamos deixar de enaltecer esta conduta, este é um reconhecimento pelo importante legado de vida que nos deixaram”. E deixou o desafio de serem criados outros monumentos de homenagem a outras profissões.

whatsapp image 2024 03 16 at 17.16.13 1

Por fim, Armando Mourisco, presidente da Câmara Municipal de Cinfães, destacou a “honra e o orgulho” de estar presente nesta inauguração. “São mulheres que tanto faziam para melhorar a qualidade de vida das suas gentes, era um trabalho árduo e difícil, mas que faziam com fé e esperança”.

Sobre o desafio lançado, o autarca garantiu que é “para avançar”, porque “preservar a memória de um povo é o que de mais sagrado existe. Honrar a história e a memória de um povo é, para mim, o que mais me dá prazer na política. Assinalo hoje como um dia muito importante na minha passagem pela presidência da Câmara de Cinfães.  É um momento muito importante porque a palavra respeito está muito presente. Respeito pelas pessoas da nossa terra”.

whatsapp image 2024 03 16 at 17.16.13 2

Armando Mourisco referiu ainda que esta homenagem só foi possível “graças à Associação para a Defesa do Vale do Bestança”, nomeadamente devido “ao Dr. Jorge Ventura. Não era possível realizarem-se estas coisas sem este cidadão que ama, intensamente, o concelho de Cinfães”.

O evento contou também com a presença e animação do Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias e do Rancho Folclórico de Santa Quitéria, bem como do maestro Carlos Nunes. 

whatsapp image 2024 03 16 at 17.16.13 4
whatsapp image 2024 03 16 at 17.16.13 5 1
whatsapp image 2024 03 16 at 17.16.13 6 1