4 mens
Publicidade

Quatro jovens conheciam-se desde a infância e não imaginavam que viriam a ser os 4 Mens. Tudo começou num grupo de concertinas local, em Vizela, onde se juntavam depois da escola para tocar com os mais velhos. No ano de 2006 surgiu a ambição de se juntarem e criarem um projeto, a partir daí tornaram-se “mais unidos” e com “fortes laços de amizade”.

O projeto iniciou sem nome, no entanto, os quatro elementos foram apelidados, desde cedo, de mens por serem “engraçados e diziam ’olha que quatro mens que ali estão’ e ficou por causa disso”, explica o vocalista, Artur Peixoto.

Atualmente, o grupo é composto por “dois mens” de Felgueiras e mais dois de Vizela, Artur Peixoto, o vocalista, Rui Freitas e Leandro Ferreira, responsáveis pelas concertinas, e Hélder Costa com o bandolim.

4 mens 1
Foto: 4 Mens

O grupo musical sabia que queria levar até às pessoas música popular portuguesa que “transmitisse sentimentos de tradição e de festa”, mas de forma a dar personalidade aos 4 Mens decidiram trazer as “brincadeiras fora de palco” para os concertos e transformar os espetáculos num momento de comédia e teatro do início ao fim.

Em 2008, o grupo lançou o seu primeiro trabalho, depois de várias conversas entre os 4 Mens e a editora, aceitaram a sugestão de nomear o primeiro álbum com o tema “O meu Leitinho”, que acabou por marcar a carreira dos jovens, a par do “Amansa Corno” de 2010, que é sempre recordado pelo público em todos os concertos.

Grande parte dos espetáculos decorrem na zona Norte e Centro, “por volta dos 80%”, diz Artur Peixoto, mas o desejo é “continuar a expandir para o estrangeiro. Já fizemos espetáculos nas comunidades portuguesas com 5 e 10 mil pessoas, é gratificante estarmos fora de portas e saber que também há gente que aprecia o nosso trabalho”.

4 mens 1 1
Foto: 4 Mens

Passado 16 anos, os 4 Mens ambicionam “crescer e continuar a dar alegria às pessoas, todos os anos inovarmos e aceitarmos novos desafios para que possamos abranger cada vez mais públicos e idades diferentes”.

Por falar em “desafios”, os 4 Mens vão viver, pela primeira vez e “por opção”, uma passagem de ano fora de casa e longe dos filhos, mas acreditam que é “por um bem maior. Por um gosto que todos nós temos, no fundo, é estar com a nossa segunda família, porque nós vivemos muitas horas e dias com este pessoal da música e da estrada”, partilha Artur Peixoto.

Apesar do passar dos anos, os 4 Mens garantem que mantém “um espírito jovem”, com idades compreendidas entre os 26 e os 39, o maior objetivo continua a ser “levar alegria ao público”.

4 mens 2
Foto: 4 Mens

A chegar ao fim da conversa, os 4 Mens frisam o “grande grupo de fãs” que os acompanha. “Sempre fomos muito acarinhados, sem eles era muito mais difícil”. A passagem de ano não é exceção e o vocalista espera que o público “volte a estar nos nossos espetáculos para o apreciar, porque é mesmo diferente do comum”.

Assim, umas das cidades que vai receber música tradicional portuguesa, comédia e teatro é Penafiel, no Pavilhão de Exposições da Agrival e, por isso, deixam um convite à população: “Convidamos toda a gente que já conhece a estar presente e os que não conhecem para não perderem a oportunidade de ver os 4 Mens, porque é um espetáculo diferente dos outros, há comedia e teatro do início ao fim, boa disposição e música popular portuguesa”.

4 mens 3
Foto: 4 Mens