associacao cultural riom river stone 6 1
Publicidade

A freguesia de Rio de Moinhos, no concelho de Penafiel, é conhecida pela marcante presença do movimento associativo. Com o objetivo de elevar o metal, mas também proporcionar outros eventos musicais, a Associação Cultural RioM nasceu e é levada a cabo por um grupo jovem de riodemoinhenses.

A associação cultural é também responsável por dois festivais de metal: o ‘River Stone’ e o ‘Winter Fest’. A verdade é que o metal veio ainda antes da associação, aliás a RioM foi criada, em 2017, porque “houve a necessidade de criar uma estrutura para organizar o festival”, quem o explica é Daniel Silva, presidente e fundador da associação.

associacao cultural riom river stone 6

O primeiro é o evento principal, decorre em setembro, e é ao ar livre, já o ‘Winter Fest’ é uma versão indoor e tem lugar no mês de março. “Este é mais pequeno e costuma acontecer no pavilhão dos Bombos de Rio de Moinhos”, explica Daniel Silva.

Dois festivais que decorrem ao longo do ano e que são também motivo de “atração turística”, para além de darem a conhecer a freguesia “além fronteiras”, já que vêm pessoas de “fora do concelho e do país”. Aliás, Daniel Silva partilha que “as pessoas andaram a passear por Rio de Moinhos e houve até quem ficasse a dormir por estas zonas”.

associacao cultural riom river stone 3

Por ser um estilo de música “muito específico”, Daniel Silva explica que acaba por “atrair mais pessoas de fora. Quem vai é quem realmente gosta e, como tem um custo ainda reforça mais a ideia de que só vai quem gosta”.

Embora não seja da altura de Daniel Silva, o penafidelense fala de uma época em que “Penafiel foi pioneiro nos Festivais de Metal” e conta que foi algo que se “perdeu e nós, de certa forma, trouxemos de volta”.

Do Metal até às Janeiras e ao ‘Verão em Festa’

A trabalhar, essencialmente, com projetos de música, a associação também procura, junto da comunidade, realizar as Janeiras, um encontro entre várias associações de Rio de Moinhos, mas também o ‘Verão em Festa’, uma iniciativa que surgiu com o atual presidente da junta de freguesia, Henrique Martins, e que desenvolve atividades durante uma semana para aqueles que residem na freguesia, mas também para todos os emigrantes que regressam a casa na altura do verão.

associacao cultural riom river stone 2