santa saude maria amelia ferreira
Publicidade

Nesta nossa Coluna de Saúde, já com uma década, foram-se somando eventos nacionais e mundiais que condicionaram as nossas vidas, o nosso bem-estar e saúde. Estamos a recuperar de uma Pandemia e confrontamo-nos com graves conflitos que condicionam o nosso bem-estar global e felicidade. E o que é este conceito de felicidade, tão global? Partilho a definição de Tal Ben-Shahar, que é o conceito das camadas de bem-estar físico, emocional, intelectual, relacional e espiritual. A combinação destes cinco elementos forma o conceito de felicidade. Os fatores subjacentes à felicidade são considerados em duas dimensões: endógenos (biológicos, cognitivos, personalidade) e exógenos (comportamentais, socioculturais, económicos, geográficos). Entre todos os fatores endógenos, os biológicos são os preditores significativos da felicidade. Estudos no domínio das neurociências demonstraram que partes do cérebro (p. ex. amígdala, hipocampo e sistema límbico) e neurotransmissores (p. ex. dopamina, serotonina, noradrenalina e endorfinas) desempenham papel no controlo da felicidade. A saúde física tem papel significativo na felicidade. Portanto, pode dizer-se que os fatores biológicos e de saúde têm papel crítico na felicidade.

Hoje, a doença mental é uma das maiores preocupações, quer a nível preventivo quer curativo. Os alertas da Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecem que, desde 2020, essa seria a principal causa de doença e a pandemia veio e agravou o quadro. Assim, precisamos criar políticas públicas eficazes e também do estilo de vida de cada um. O que posso fazer pela minha saúde física, alimentação, horário de sono? O que posso fazer para que as minhas relações fiquem mais saudáveis? Quais os aspetos da minha espiritualidade a que preciso dar mais atenção? O que me afeta negativamente? Como reduzir o tempo de redes sociais? Como melhorar a minha saúde mental?

E é nestes tópicos que tem decorrido a Coluna de Saúde, na promoção da literacia em saúde dos leitores e da comunidade Marcoense. Esperamos que esta Coluna de Saúde, assuma a resposta a este desafio e nos traga orientações para que, no final de 2024, tenhamos aprendido a ter mais saúde e, assim, aumentar os nossos indicadores de felicidade.

Um feliz 2024!

Maria Amélia Ferreira
Provedora da Santa Casa da Misericórdia, Marco de Canaveses