caes de gado lobo iberico cinfaes resende
Publicidade

Fotografias Blue Nomads

Através do projeto LIFE WolFlux, da Rewilding Portugal, foram entregues 101 cães de gado a produtores de gado a sul do rio Douro, nomeadamente, em Cinfães e Resende, municípios onde a associação atua, para melhorar a coexistência entre humanos e lobos ibéricos.

A entrega destes animais vem dar resposta à necessidade de “mitigar conflitos entre a população local e o lobo-ibérico e melhorar a coexistência com a espécie, reduzindo a predação ao gado ao aumentar a eficiência na sua proteção”, é explicado em nota de imprensa. 

Com esta medida, será possível contribuir para “a recuperação do lobo ibérico, em perigo e ecologicamente importante para restaurar a saúde e a funcionalidade da natureza selvagem”. Embora se nota um aumento desta espécie, o seu regresso implica “risco de predação do gado” e, por isso, têm sido reforçadas “medidas de proteção dos animais”. 

Neste sentido, a equipa da Rewilding Portugal tem, desde 2020, gerido “um programa de cães de gado, fornecendo cães gratuitamente aos produtores locais para que possam proteger melhor as suas ovelhas, cabras, vacas, porcos e cavalos da predação por lobos ibéricos”. 

caes de gado lobo iberico cinfaes resende 2
Farukah, LIFE WolFlux Guard Dog, Portugal

Recentemente, a organização atingiu a meta dos 100 cães, prometendo que serão entregues mais alguns. Marta Vieira, veterinária ligada à equipa da Rewilding Portugal, responsável pela seleção, integração e acompanhamento da evolução dos cães, afirmar estar “satisfeita” com o desenrolar do programa. “Embora os cães não tenham impedido completamente os ataques de lobos, muitos produtores não sofreram um único ataque desde que receberam um cão. De um modo geral, os cães de gado são eficazes. Reduzirão, sem dúvida, a predação por parte dos lobos ibéricos e ajudarão os produtores a conviver com eles, o que é bom tanto para as pessoas como para a natureza.”

A Rewilding Portugal explica ainda que os cães de gado são entregues enquanto cachorros, permitindo-lhes serem “integrados em rebanhos e manadas e criarem uma forte ligação com os animais que devem proteger. Os cães são das raças Serra da Estrela ou Cão de gado transmontano – ambas tradicionalmente utilizadas como cães de gado em Portugal”. A entrega deste cães inclui ração durante um ano e cobertura de custos veterinários e de seguro durante dois anos. A equipa também fornece apoio e aconselhamento para garantir que os cães se integram bem com o gado.

Estima-se que a população portuguesa de lobo ibérico totalize, atualmente, entre 250 a 300 animais, dividida em duas pelo rio Douro. 

A iniciativa LIFE WolFlux é financiada pela Comissão Europeia através do seu programaLIFE e co-financiada pelo Programa ELP. A iniciativa LIFE LUPI LYNX é também financiada através do programa LIFE, com o cofinanciamento da Rewilding Europe.

caes de gado lobo iberico cinfaes resende 1
Guarding dog and cattle on a field in Greater Côa Valley, Portugal.