A Rewilding Portugal, que desenvolve atividades em Cinfães e Resende, está a organizar o segundo programa de guias de natureza a decorrer entre os dias 4 e 7 de abril em Sanabria (Espanha) e em Pinhel (Portugal).

De acordo com a organização, esta edição será focada no turismo do lobo ibérico como a observação desta espécie e todas as suas características e especificidades, permitindo “construir o conceito de turismo responsável envolvendo uma espécie emblemática e em perigo de extinção” tendo como enquadramento o Rewilding.

O treino será dividido em dois dias para cada localidade e inclui formação, alojamento e refeições e é gratuito, não incluindo, no entanto, transporte para o local de treino inicial e final.

Segundo a mesma fonte, ao longo do programa serão abordadas diversas temáticas como o tracking de lobo ibérico, a sua biologia, a abordagem de Rewilding, entre outras, sendo que todas as formações serão asseguradas por especialistas da área.

O programa integra o projeto LIFE WolFlux que é financiado pela Comissão Europeia e pelo Endangered Landscapes Programme. Os interessados devem enviar uma carta de motivação com até 1500 caracteres e CV em língua inglesa através do formulário (https://forms.gle/zu6hbqSabpP4Vvg99) até dia 20 de fevereiro sendo que os selecionados serão conhecidos no dia 25 do mesmo mês.

Texto redigido com o apoio de Carlos Cardoso, aluno estagiário da Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro