felgueiras marcha lgbtqia
Publicidade

No dia 29 de julho o concelho de Felgueiras vai ser palco da 1.ª Marcha Pelos Direitos LGBTQIA+, organizada pelo Coletivo Felgueiras Fora do Armário. O ponto de encontro será às 15h00, em frente à Biblioteca Municipal. 

“No dia 29 de Julho, com o slogan “Felgueiras não se rende e o orgulho ao se vende”, as nossas vozes escoarão as ruas de Felgueiras, exigindo uma sociedade que nos respeite tal como somos, sem medo ou discriminação”, explica o grupo Felgueiras Fora do Armário, responsável pela organização da marcha.

A marcha segue pela Avenida Agostinho Ribeiro, Rua Rebelo de Carvalho, Avenida da Liberdade, Avenida Dr. Leonardo Coimbra e termina no Jardim da Praça da República (em frente à Câmara Municipal), onde será lido o manifesto. “Haverá microfone aberto com o intuito de dar oportunidade às pessoas que queiram expressar as suas opiniões”.

Os cartazes serão produzidos pela Oficina dos Cartazes, no dia 25 de julho, pelas 21h00, na Junta de Freguesia de Jugueiros. A organização garante que “todos são bem vindos a participar, e a trazer ideias, cartão usado, canetas, tintas, cartolinas e a juntarem-se a nós”.

1 marcha lgbtqia felgueiras

Presente na marcha estará o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce VIH/SIDA do Porto (CAD do Porto) Porto), com uma unidade móvel, na qual será realizado o aconselhamento e a aplicação de rastreios de deteção das infeções VIH, Hepatites B e C, e Sífilis (de forma anónima e gratuita), bem como o fornecimento de material preventivo. Ficará localizada em frente ao Jardim da Praça da República, durante o período da marcha, e disponível “a todos que queiram livremente participar nos rastreios”.

“A marcha não é apenas uma festa. É um manifesto, um ato político de resistência. É uma oportunidade de exigir igualmente, justiça e liberdade para todas as pessoas LGBTI+. Que todos se juntem a nós nesse dia e façam parte desta luta”, conclui o grupo.

Ler mais