gloria silva travanca amarante peregrinacao 1
Publicidade

Este ano é a terceira vez que Glória Silva decide fazer a peregrinação até ao Santuário de Fátima. Em 2022 e 2023 foi uma das centenas de peregrinos que, a pé, moveu-se pela fé a um dos lugares mais sagrados de Portugal. Em 2024 decidiu desafiar-se e fazer uma missão “nobre”, à semelhança da sua mãe: ir como voluntária e ajudar as pessoas na retaguarda.

Glória Silva, natural de Travanca, concelho de Amarante, irá partir no dia 5 de maio, pelas 05h45, pela primeira vez, enquanto ajudante. “Falei com o responsável e demonstrei o meu desejo em ajudar e ele aceitou”, conta ao Jornal A VERDADE, acrescentando que “os peregrinos vão sair de zonas diferentes, a partir das 03h00, para se encontrarem na cruz da carreira, onde os responsáveis e guias irão distribuir o kit de peregrino. O padre estará também presente para uma oração. Posteriormente, cada grupo terá um guia, dois responsáveis e uma ambulância a acompanhá-los durante toda a peregrinação”.

gloria silva travanca amarante peregrinacao

A peregrinação entrou na vida de Glória Silva há três anos, incentivada pela mãe que já foi “muitas vezes” a pé até Fátima e, de momento, é voluntária na equipa de cozinha. O espírito solidário da mãe, aos 61 anos, foi transmitido à filha que, este ano, junta-se também à mesma equipa.

“Acredito que a experiência vai ser muito diferente, porque as preocupações de quando vamos a pé são totalmente diferentes do que quando vamos a ajudar. Temos a responsabilidade de apoiar e ajudar um grupo grande de pessoas que, de certa forma, dependem da nossa colaboração”, referiu Glória Silva.

Para Glória Silva, a base de toda a peregrinação é a “fé”.

gloria silva travanca amarante peregrinacao 2

Ler mais