mes da prevencao dos maus tratos na infancia 1 1
Publicidade

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Marco de Canaveses (CPCJmc) e a Câmara Municipal de Marco de Canaveses (CMMC) vão assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a decorrer em abril, para “consciencializar a comunidade para a importância da prevenção” desta realidade. Este ano, o tema central é o “Bullying“.

A iniciativa enquadrada no Projeto da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens – CNPDPCJ visa, em conjunto com o Spo – Serviço de Psicologia e Orientação e o GAA – Gabinete de Apoio ao Aluno de todos os Agrupamentos de Escolas e Escolas Profissionais do município, e o CAERUS-CLDS 4G, trabalhar a problemática do Bullying, elegida devido “ao aumento entre a população infantojuvenil”.

Assim, durante o mês de abril, as equipas de psicologia dos quatro agrupamentos de escolas do concelho de Marco de Canaveses vão produzir textos elucidativos e e-book’s.

Para além disso, já foi criado um E-book digital “Bullying: muda esta história” com base em histórias reais de Bullying vivenciadas por jovens do município, com o objetivo de “promover a tomada de consciência sobre o Bullying, incentivar o envolvimento dos jovens, da comunidade educativa e da população marcoense na procura de soluções para uma problemática que se vivencia nas escolas e na sociedade”.

O que é a campanha do Laço Azul e o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância?

A campanha do Laço Azul teve início na Virgínia (EUA), em 1989, quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para despertar a curiosidade das pessoas: a história que contou aos “curiosos” foi trágica e relatava os maus-tratos que os netos sofriam.

Embora o azul seja uma cor associada à tranquilidade e harmonia, Bonnie Finney quis simbolizar “os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos”.