casa iluminada natal varzea alpendorada
Publicidade

Luzes, cor e magia. É época de Natal e, um pouco por todo o concelho, vemos casas iluminadas para assinalar a data festiva. Em Várzea do Douro, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, concelho de Marco de Canaveses, há uma casa que se destaca: a de António Couto.

O homem, de 71 anos, diz-se “apaixonado pelo Natal” e transporta este seu amor até à decoração natalícia da sua casa. “No início era pouco, uma coisa mínima, na varanda com um presépio. Há dois anos é que aumentei, no ano passado coloquei mais e este ano ainda mais. Tenho um quintal todo iluminado”, descreveu, orgulhoso.

casa iluminada varzea do douro 014

Apesar de afirmar que “as possibilidades não são muitas”, uma vez que teve de deixar de trabalhar há 20 anos, devido a um problema de saúde, a verdade é que tenta dar o seu melhor nesta decoração. “Não podia comprar tudo de uma vez, este ano comprei para aí 200 metros de mangueira para pôr à volta do quintal. É aos poucos”, disse.

 A casa de António Couto já é conhecida na freguesia como a “casa do Pai Natal” e não há quem fique indiferente ao passar por ela. “As crianças vêm aqui ver e eu fico muito feliz por dizerem que a minha casa é a casa do Pai Natal. Até pessoas de fora. Deixa-me muito orgulhoso, se tivesse mais possibilidades tinha muito mais”, garantiu, acrescentando que “pelas redondezas não se encontra casa como esta”.

casa iluminada varzea do douro 015

 O amor pelo Natal foi passado para os filhos e, agora, para os netos. “É por eles que faço isto, sei que eles gostam e deixa-me muito feliz. Os meus netos ficam encantados em ver isto tudo iluminado”.

Com a certeza de “continuar a iluminar” a sua casa, António Couto deixa uma mensagem de Natal para os seus familiares e amigos: “um bom Natal e um bom ano de 2023 para todos. E passem cá em casa para ver a Casa do Pai Natal”.

casa iluminada varzea do douro 013