Publicidade

O FC Lixa carimbou no último domingo, 7 de abril, a qualificação para a Super Elite. O emblema do concelho de Felgueiras venceu, por 3-0, na receção ao Águias de Eiriz, no encontro da 29.ª e penúltima jornada da Série 2 da Divisão de Elite, e assegurou o acesso direto à nova prova que a Associação de Futebol do Porto (AFP) vai criar a partir da próxima temporada.

Para o conseguir, o FC Lixa teve de fazer uma “recuperação notável” na tabela. À 10.ª jornada, o conjunto azul e branco tinha somado apenas três pontos.

Rúben Moreira, que decidiu em outubro terminar a carreira de futebolista para assumir o comando do FC Lixa, considera que o segredo para este apuramento esteve “na crença” dos jogadores que orienta.

“Da primeira vez que falamos perguntou-me se acreditava que ainda era possível recuperar pontualmente e atingir os lugares de acesso à Super Elite. Eu disse sempre que sim. Falamos à quinta ou à sexta jornada e voltamos a abordar o mesmo tema à décima jornada e eu continuei com a mesma opinião. Sempre acreditei muito nestes jogadores, na capacidade deles e, prova disso, foi esta recuperação notável que eles fizeram. O mérito é todo deles”, garantiu o treinador, de 35 anos.

O FC Lixa faz o último jogo da temporada a 21 de abril, no reduto do Sobrado.