Sharkcoders – Geniuses of Tomorrow é um projeto inovador que acaba de inaugurar um novo espaço na cidade do Marco de Canaveses. É uma Escola de Programação e Robótica, pensada para os mais jovens, dedicada ao ensino de programação e onde os alunos podem aprender a programar e criar apps, jogos, robots, ou programar linguagens de programação mais complexas.
A inauguração da nova escola aconteceu na tarde deste sábado, 18 de maio, na companhia de muitos convidados e amigos, no espaço localizado na Av. Manuel Pereira Soares 204 C, 4630-205 Marco de Canaveses.
A mentora do projeto é Melanie Cardoso, uma jovem marcoense formada em Psicologia Clínica e em Gestão de Recursos Humanos, mas com uma vida profissional muito ligada à tecnologia. E foi este mundo complexo que a fascinou e que agora pretende descomplicar e tornar a escola SharkCoders num local de ensino tecnológico, com metodologias pedagógicas lúdicas e de desenvolvimento cognitivo.
O novo espaço inaugurado em Marco de Canaveses faz parte da primeira rede portuguesa de Academias de Programação, Jogos e Robótica, a Sharkcoders – Geniuses of Tomorrow.
A jovem Melanie dedicou vários meses a aprofundar todos os benefícios que a programação tem e como poderia tornar o projeto realidade, uma vez que num mundo cada vez mais digital, a jovem defende que “é preciso olhar para os aspetos positivos da tecnologia” e perceber que “a presença da tecnologia no nosso dia a dia irá aumentar, mas também que é necessário mais profissionais na área”.
Neste sentido, os pais poderão confiar os seus filhos nas mãos da Melanie e da Sharkcoders, sejam crianças ou adolescentes, para que “possam ser preparados para um futuro melhor”, recordando que saber programar “desenvolve a capacidade de raciocínio lógico, capacidade matemática, de resolução de problemas, aprendizagem de inglês, criatividade, entre outras capacidades”. Aliás, a jovem destaca que existem inúmeros estudos que indicam “melhorias no desempenho escolar de 20 a 30% quando os alunos aprendem a programar”
As aulas são lecionadas através de “ferramentas pedagogicamente preparadas para serem lúdicas e apelativas para as crianças”, tornando-se numa escola “onde os alunos podem aprender a programar e criar, desde um jogo, uma app, aprender a programar e construir um robot, ou até programar inteligência artificial”, bem como desenvolver “os seus próprios produtos ou projetos tecnológicos, aprender a falar em público, apresentar a defender o seu projeto e a trabalhar em equipa. O que ensinamos vai além da tecnologia, também trabalhamos softskills”, garantiu.
A dar início ao projeto no mês de maio, Melanie Cardoso acredita que tem “um enorme potencial no desenvolvimento do Marco de Canaveses e da região” e mostra-se entusiasmada por ver o seu negócio ganhar forma. “Venham ter connosco, pais e filhos, para compreenderem este mundo e tirarem as vantagens dele”, é o desafio lançado, finalizando: “Queremos procurar um amanhã melhor para o seu filho”.