cete 2024.01.10
Publicidade

O FC Cête tornou-se, no domingo, 7 de janeiro, na primeira equipa a garantir uma vaga no ‘play-off’ de subida da 1.ª Divisão da Associação de Futebol do Porto (AFP).

O emblema do concelho de Paredes, líder da Série 3, recebeu e bateu o Vila Boa de Quires, por 2-1, no encontro da 15.ª jornada, e carimbou a qualificação para a fase de acesso à Divisão de Elite e a presença na Divisão de Honra da próxima temporada.

O técnico Nelson Dinis Lopes destaca “a regularidade” e, sobretudo, a segunda volta rubricada pela equipa, numa época que até começou de forma desastrosa.

“Entrámos com o pé esquerdo no campeonato, com uma goleada na primeira jornada. Muito honestamente só nos fez bem. Mudámos, melhorámos, fomos crescendo jornada após jornada e, principalmente, esta segunda volta tem sido fantástica. O Cête tem apenas vitórias, é o melhor ataque da prova, a melhor defesa e a regularidade é que faz os campeões. Num ou noutro jogo, temos de ter essa humildade, conquistamos os três pontos com alguma felicidade, mas penso que o primeiro lugar está atribuído de uma forma muito justa”, garantiu.

Para o ‘play-off’ de acesso à Divisão de Elite, Nelson Dinis Lopes coloca o FC Cête como um “outsider”, mas sublinha que a equipa não irá entrar na competição apenas “para passear”.

“Ir para a Honra, para um clube que não tem instalações próprias, no terceiro ano, acho que já é um feito fantástico. O Cête não tem as mínimas condições para ir para uma Divisão de Elite. Nós no ‘play-off’ vamos jogar contra equipas que têm instalações fantásticas, que investem muito em equipas técnicas, que investem muito em jogadores e o Cête será o ‘outsider’, a equipa que não irá com qualquer pressão. Mas não vamos lá passear. Vamos lá para crescer e, se tiver de surgir, não vou dizer que não”.

Antes do ‘play-off, o FC Cête terá ainda de disputar as três jornadas que restam para completar a fase regular: o dérbi do concelho de Paredes, com o Sobrosa, e os duelos com FC Vila Boa do Bispo e GD Livração. Ou seja, vai enfrentar adversários que ainda estão na corrida pelo segundo lugar, que também dá acesso ao ‘play-off’.

Nelson Dinis Lopes garante que, em nome da verdade desportiva, a equipa não vai abrandar e vai tentar vencer os três desafios. Mas também confidencia que pode haver “alguma gestão do plantel”.

“Vamos continuar a ser sérios. Temos um grupo extenso, com muita qualidade. Temos sido alertados pelo departamento clínico que temos dois ou três jogadores que estão no limite. Se podermos gerir essa situação, obviamente que iremos gerir, porque temos competência para esses lugares. O foco do Cête nestes três jogos é ir à procura dos três pontos seja contra quem for”, sublinhou.

O FC Cête lidera a Série 3 da 1.ª Divisão AFP, com 38 pontos. Tem apenas uma derrota, esta temporada, no campeonato, e logo na primeira jornada. De lá para cá, são 13 vitórias e dois empates.

Após uma ausência de dez anos, o clube do concelho de Paredes regressou às provas federadas em 2021/2022, na 2.ª Divisão AF Porto. Nessa época, alcançou de imediato a subida à 1.ª Divisão, onde se manteve em 2022/2023.

Esta temporada, assegurou já a presença na Divisão de Honra, o que significa uma manutenção, em virtude da alteração do quadro competitivo da próxima época, mas ainda tem possibilidade de discutir a promoção à Elite.

O ‘play-off’ de subida será disputado por 8 clubes – os dois primeiros classificados de cada uma das quatro séries da 1.ª Divisão. Pelo menos o campeão terá acesso direto à Divisão de Elite, que a partir de 2024/2025, com a criação da Super Elite, passará a ser o segundo principal escalão da associação portuense.