castelo arnoia celorico de basto
Publicidade

A candidatura para “Valorização da Aldeia do Castelo – Antiga Villa de Basto” foi aprovada e vai permitir a requalificação e melhoria das condições do Castelo de Arnóia, espaço envolvente e núcleo interpretativo.

A candidatura foi submetida ao Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER) e aprovada com uma taxa de apoio de 80%. Com esta candidatura a autarquia “assegura a reabilitação e preservação de todo este património histórico e arquitetónico, a base da identidade deste povo, da memória histórica, levando a um aumento da autoestima das populações locais e a um reforço da revalorização deste espaço do ponto de vista turístico”, garante José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

O projeto de intervenção visa a requalificação e melhoria das condições de acesso à fortificação, “reforçando as condições básicas de segurança e conforto para os visitantes”. Está prevista a recuperação e conservação do edifício do Castelo e a reabilitação do Centro Interpretativo, instalado na antiga escola primária, e os percursos envolventes ao mesmo. “A reabilitação é especial considerando a estratégia de desenvolvimento deste município, na qual o património cultural e a dinamização cultural assumem papel de destaque”, sublinha o autarca.

A Aldeia do Castelo está inventariada na Carta do Património do PDM como elemento patrimonial de interesse relevante, integrando o Castelo de Arnoia, classificado como Monumento Nacional e integrado na Rota de Românico do Tâmega e Sousa, e o Pelourinho do Castelo, classificado como Imóvel de Interesse Público.