joao gabriel santos lousada 1
Publicidade

João Gabriel Santos, natural do concelho de Lousada, é piloto de kart da equipa penafidelense BRM Racing Portugal e, neste momento, compete no campeonato Iberian Kart Championship (IKC).

O piloto de 38 anos compete a nível amador/não-federado desde 2017, mas desde pequeno segue o desporto motorizado. “Em muito novo ia para a pista da Costilha, em Lousada, sempre que havia corridas e ao domingo ia com o meu pai ao Kartódromo de Baltar”, recorda.

joao gabriel santos piloto

O Kartódromo de Baltar “é muito especial”, porque foi neste kartódromo que João Gabriel Santos venceu o Troféu Clube Kart do Porto em 2017 e 2018, no mesmo local onde passava os domingos com o pai.

Participar no desporto automóvel implica um esforço de tempo e financeiro e “é muito difícil fazer essa gestão. No caso do kart, é uma modalidade que exige muito treino, portanto passo imensos fins de semana na pista a treinar, e consequentemente com muitos gastos financeiros”, diz lousadense.

joao gabriel santos lousada

No entanto, estar dentro de um kart “é um misto de emoções” e quando João Gabriel Santos compete tenta fazer um equilíbrio “entre desfrutar daquilo que gosto de fazer e obter o melhor resultado possível com toda a seriedade e empenho que isso implica”.

João Gabriel Santos assume que quando os resultados obtidos não são os mais pretendidos “o nível de frustração é enorme ao ponto de colocar em causa se vale a pena todo o gasto de tempo e financeiro”. Mas, “no fim de contas vale sempre a pena independentemente do resultado”, sublinha.

joao gabriel santos lousada

O piloto destaca a equipa que apesar de ter sido fundada este ano já é “uma rampa de lançamento para pilotos mais jovens e outros para o campeonato nacional”. A BRM Racing Portugal tem a sede em Penafiel, mas conta com pilotos de Penafiel, Paredes, Lousada, Felgueiras, Valongo e Baião.

Atualmente, compete no Iberian Kart Championship que é um campeonato low cost e é “uma porta de entrada para competições federadas”. Para João Gabriel Santos participar nesta competição ibérica a representar o Vale do Sousa “é um orgulho”.

Texto redigido com o apoio de Gonçalo Carneiro (UTAD)