gemeos ferreira jose
Publicidade

José Ferreira, de riso e conversa fácil, é um dos rostos da conhecida marca Gémeos Ferreira, presente no mercado há 32 anos. A “exigência” que um negócio implica cativou-o ainda em jovem e, juntamente com o irmão gémeo, decidiu abrir a primeira loja em Marco de Canaveses, conhecida como a “loja dos 300”.

Desde criança que José Ferreira percorria várias feiras, fruto da vida que os seus pais levavam e, ainda novo, começava a dar os primeiros passos empreendedores com a criação do seu próprio negócio na feira. Tempos mais tarde, a ambição transformou-se numa grande superfície comercial: Hiper Gémeos Ferreira.

Atualmente, trabalha mais na retaguarda e vê nas suas duas filhas a continuação de um legado. José sempre sonhou ser pai e foi presenteado com “duas flores”, Ângela e Vânia, que o acompanharam na loja desde pequenas. “Elas iam connosco para o trabalho, porque antigamente não existia a rede de apoio que existe hoje, e nem sempre era fácil arranjar onde as deixar”.

O pai detetou, desde cedo, que as filhas também tinham “olho para o negócio”. Ângela cantava nas lojas vizinhas para juntar dinheiro, já a filha mais nova, Vânia, fazia bonecos de plasticina para vender. Ainda eram crianças e José Ferreira já acreditava que um dia podiam dar continuidade ao projeto, um desejo que acabou por se concretizar. Ver as filhas envolvidas no projeto é, para além de um “orgulho”, uma forma de “inovar e acompanhar o ritmo do mercado”.

rodape duplo gemeos ferreira 1

Para além das filhas, José Ferreira teve sempre ao seu lado a esposa e mãe das suas filhas, Elisa Ferreira, que descreve como “uma mulher de garra, trabalhadora e um exemplo”.

Embora os dias de trabalho fossem “exigentes”, José Ferreira procurou manter a vida profissional e familiar em “sintonia”. No entanto, admite que, “como tudo na vida”, existem dias em que predomina o trabalho, e outros em que coloca “tudo de lado” e dedica-se “inteiramente à família”.

Ângela e Vânia são o “grande orgulho” do pai e as “pessoas indicadas” para seguir o legado familiar. Embora o futuro seja incerto, José confessa que gostava de manter o negócio no “seio familiar” e que adorava “ver os netos a seguir o mesmo caminho. Dediquei a minha vida a esta empresa, dei o meu máximo e seria um orgulho deixar o meu legado às futuras gerações”, mesmo assim garante que tem como prioridade “a felicidade dos netos e, por isso, cada um pode ser aquilo que quiser”.

Quem visita os Gémeos Ferreira, encontra “diversidade e qualidade” nos produtos, mas, sobretudo, um “espírito de união”, em que cada um dos membros dá “o melhor de si”.

A todos os clientes que confiam na empresa Gémeos Ferreira, José deixa uma mensagem: “Obrigada por nos acompanharem ao longo destes 32 anos, prometemos continuar a apresentar uma variedade de produtos com qualidade e a preços acessíveis”. Em relação às filhas, afirma serem “o seu grande orgulho e a realização de um sonho”.