festival bandas marco 2024
Publicidade

Este domingo, dia 21 de abril, o concelho do Marco de Canaveses acolheu o primeiro Festival de Bandas Filarmónicas. A iniciativa está integrada no programa de celebração dos 50 anos do 25 de abril.

O festival iniciou-se no Edifício dos Paços do Concelho, seguindo-se um desfile pelas ruas da cidade, que terminou no Estádio Municipal do Marco de Canaveses, local onde se realizou o concerto final do evento.

festival bandas marco 2024 1

Paulo Silva, presidente da Direção da Banda de Música de Vila Boa de Quires, foi o responsável pela ideia da organização do primeiro Festival de Bandas Filarmónicas, com o objetivo de “trazer à cidade uma variedade de cultura, em termos musicais. É o primeiro que surge no Tâmega e Sousa e foi um sucesso. Queremos mostrar à sociedade o que é a cultura, como estamos e como a fazemos. Será um evento para repetir, seguramente. este é apenas o ponto de partida”, garantiu.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, Paulo Silva mostrou-se “extremamente orgulhoso e feliz” por dirigir uma banda com 65 elementos, “dos quais 80% são músicos da terra e da formação. Vemos que há uma luz que vai à nossa frente e que nos espera um futuro risonho, com esta juventude maravilhosa, que com entusiasmo, com alegria e rigor que coloca no serviço da banda, vemos que vai ter um futuro espetacular”, sublinhou.

festival bandas marco 2024 3

Pedro Pinto, vereador da Câmara Municipal do Marco de Canaveses parabenizou a organização, “pela apresentação de um projeto que acolhemos com muito gosto. Certamente, que será o primeiro de muitos”, disse no discurso de abertura.

O evento contou com a participação de seis bandas de música, de seis concelhos diferentes: Banda de Música de Vila Boa de Quires (Marco de Canaveses), Banda Visconde de Salreu (Aveiro), Banda de Música de Moreira Maia (Maia), Banda Musical de S. Martinho do Campo (Valongo), Banda Musical de Paço de Sousa (Penafiel), Banda de Música de Sabrosa (Vila Real).