academia de musica castelo de paiva clarinete 5
Publicidade

À semelhança de anos anteriores, a Academia de Música de Castelo de Paiva e o município voltaram a realizar a habitual receção aos participantes  da 12ª edição da “Academia Ibero-Americana do Clarinete.”

Foi na passada segunda-feira, dia 10 de abril, que o Auditório Municipal contou com cinco concertos que envolveram professores e alunos vindos do estrangeiro, com o objetivo de “dar continuidade ao processo de implementação e desenvolvimento de um projeto educativo que ultrapassa já as duas décadas e meia de duração e no qual se desenvolve atividade cultural e artística a um nível local, mas também a nível nacional e internacional”. 

academia de musica castelo de paiva clarinete 1

Durante a cerimónia realizada nos Paços do Concelho, Agostinho Vieira, diretor pedagógico da Academia de Música, agradeceu o gesto da autarquia em promover a receção e evidenciou a sua satisfação com a iniciativa. “Considero ser um projeto enriquecedor, continua a ser um excelente espaço de experiência e de partilha de conhecimentos, valorizando um instrumento e uma aprendizagem que se quer mais ampla e com mais apoios”, sublinhando ainda que “não é difícil arrancar com este projeto educativo, difícil é manter este nível e esta qualidade do evento”, ao mesmo tempo que “continua a ganhar projeção internacional”. Realçando em todas as edições, a presença de docentes com “curriculum de excelência na área do clarinete”.

A vereadora com o pelouro da Cultura da edilidade paivense, Liliana Vieira, afirmou que “o ensino da música assume um papel fundamental na dinâmica escolar que o concelho hoje apresenta, traduzindo-se num valor acrescentado para a comunidade e para o município”. Realçando, posteriormente, o “compromisso assumido para a valorização constante da Academia de Música, como instituição de ensino conceituado e reconhecido mérito nacional.”

academia de musica castelo de paiva clarinete 3

Atualmente, a Academia de Música de Castelo de Paiva reúne mais de 500 alunos. Na perspetiva da responsável municipal, esta escola “abre novas perspetivas a todos aqueles que sentirem a música como vocação, numa terra que, desde sempre, teve uma profunda ligação com a atividade musical, constatada na intensa acção de três bandas musicais e cinco ranchos folclóricos, para além de diversos grupos corais, sendo por isso esta instituição, merecedora do merecido reconhecimento público”, constatou.

A Academia Ibero – Americana do Clarinete oferece um vasto leque de experiências, como Repertório de Orquestra, Mecanismo e Técnicas de Aquecimento, Recital, Concerto, Técnicas Contemporâneas, Música de Câmera e Ensemble de Clarinetes.

academia de musica castelo de paiva clarinete 4

Aos participantes, todos os anos é dada a possibilidade de marcar presença em diversos concertos, assim como a oportunidade de assistir gratuitamente a vários recitais integrados neste evento, que continua a trazer músicos de reconhecido prestígio, este ano oriundos de Portugal, França, Espanha, Argentina e Venezuela.

Acolhendo este ano, a participação de cerca de 70 alunos do espaço ibero-americano, a iniciativa conta com a presença dos professores António Saiote, Victor Pereira, e Bruno Silva, de Portugal, Philippe Cuper, de França, Esteban Valverde, de Espanha, e Carmen Borregales, da Venezuela, sendo que, a jornada de encerramento desta Academia Ibero Americana 2023, aconteceu na passada segunda-feira, 10 de abril, ao final da tarde, com um concerto com a participação da Orquestra de Clarinetes da Academia Ibero-Americana de Clarinete, com a direcção musical de Daniel Botelho, e a participação do músico espanhol Esteban Valverde.

academia de musica castelo de paiva clarinete 2

    Esta organização da Academia de Musica, de cariz internacional, teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, e os patrocínios do Ministério da Educação e DGEst – Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares, para além de diversas entidades e empresas.