teresinha ferreira lousada
Publicidade

No dia 13 de abril, Teresinha Ferreira saiu vencedora da 3.ª edição da competição” O Mundo Mágico de Tons e Sons da Língua Chinesa”. O concurso nacional de mandarim realizou-se no teatro da escola Sá de Miranda, em Braga.

Numa primeira fase, o concurso realizou-se em sala de aula e, posteriormente, os vencedores foram convidados a representar a escola / projeto na fase final. No total, a atividade contou com a participação de cerca de trinta alunos, divididos entre os três níveis distintos.

30ab134b 20ef 45c4 bfd7 379bc5dad18d

Teresinha Ferreira, conquistou o primeiro lugar no nível III. A jovem de 15 anos, natural de Lodares (Lousada), venceu o concurso pela segunda vez consecutiva. “Vencer o concurso foi o culminar de muito estudo e dedicação, senti orgulho de mim própria, pois vencer esta competição não foi tarefa fácil“, começa por dizer.

Desde 2021 que a pequena lousadense se dedica ao estudo da língua chinesa e já lá vão três anos num curso no qual se inscreveu “mais pela curiosidade” em depois de algumas aulas, “já estava apaixonada pelo idioma. A aprendizagem dos caracteres chineses, as pronúncias, são muito interessantes e quanto mais aprendemos mais queremos aprender, torna-se viciante. Eu adoro a cultura chinesa, a forma como se vestem, a comida e a história”, garante Teresinha Ferreira.

Quanto mais aprendemos mais queremos aprender, torna-se viciante

Até hoje ainda não visitou nenhum país em que o idioma seja o mandarim, mas confessa que gostava, “num futuro próximo, visitar e conhecer um pouco mais da cultura. Aprender mandarim é fácil, pois faço com gosto. Como tenho uma boa capacidade de memorização, consigo memorizar os caracteres de uma forma tranquila”, assume.

Teresinha Ferreira descreve-se como uma jovem “simpática, meiga, amiga, trabalhadora, muito responsável, focada nos objetivos” e “exigente” consigo mesma. Gosta “muito de estudar e de aprender coisas novas” e reconhece que será com este pensamento que poderá “alcançar os objetivos”.

teresinha ferreira lousada 2

Pelos olhos da mãe, Manuela Cruz, é uma menina “doce, meiga, atenciosa e de um carácter fora do normal. Há tanto para dizer sobre a Teresinha. Desde muito novinha que já demonstrava ser uma menina especial. Sempre muito focada nos estudos, muito responsável e com muitos objetivos. Sempre soube o que desejava ser no futuro. A vontade de ajudar os outros levou-a a desejar ser médica e, para isso, ela tem lutado com todas as forças para atingir esse objetivo. Sou uma mãe abençoada e muito orgulhosa. Tenho duas filhas maravilhosas”, garante a mãe.

Um dos maiores objetivos da jovem de 15 anos é ser médica e os sonhos passam por exercer a profissão “fora do país”, porque quer “conhecer novas técnicas de medicina e ter outros oportunidades” que sempre ambicionou. “A aprendizagem de vários idiomas permite-me voar para fora do país e porque não a Ásia, que é um continente que eu tanto admiro”, diz.

Na opinião de Teresinha Ferreira, hoje em dia, “a maioria dos jovens tem um maior conhecimento de línguas tal como o francês e o inglês”, mas reconhece que “o mandarim ainda é pouco divulgado em Lousada. Acho que se fosse uma disciplina obrigatória dada no secundário teria com certeza muito afluência”, termina.