dia da mae daniela
Publicidade

Daniela Costa tem 41 anos, é mãe de duas filhas, que são “o melhor do mundo” e é proprietária do Café Candeias, localizado em Paredes de Viadores, na freguesia de Paredes de Viadores e Manhuncelos. Com o dia “programado ao minuto”, a empresária divide a sua vida profissional com a sua vida pessoal, passando sempre “tempo de qualidade” com as filhas.

Considera-se uma “pequena empresária” e a área da restauração sempre lhe correu nas veias. Nasceu neste meio e, desde os 15 anos, que trabalha na área, com os pais. Há cerca de 12 anos aventurou-se por conta própria. “Tenho uma casa com ambiente familiar. Dou o melhor de mim e sinto que tenho sido valorizada ao longo dos anos. O que mais gosto é de ser, constantemente, elogiada pela mulher que me tornei a nível de dedicação no meu trabalho, mas também como mulher e mãe”, garantiu.

No Café Candeias, os clientes podem encontrar “bons petiscos, bons vinhos, bons pratos típicos com muita variedade e, acima de tudo, encontram um ótimo ambiente”. E é exatamente este bom ambiente que Daniela Costa se empenha, diariamente, por proporcionar a quem visita o seu estabelecimento. “Os nossos clientes são tratados como se de família se tratassem e, no fundo, é mesmo isso que eles são, uma família. Porque o sucesso do negócio só é possível graças aos bons clientes que tenho. O meu objetivo é que saiam do Café Candeias com um sorriso no rosto e acho que tenho conseguido isso”, afirmou.

rodape candeias cafe

Daniela garante que ser mãe foi sempre algo com que sonhou e confidencia que foi “a melhor coisa” que lhe aconteceu. “É nelas que vou buscar forças para conseguir levar esta luta diária e, no final, tudo vale a pena”, destacou. Ver a primeira filha nascer foi “uma sensação milagrosa”, apesar de assumir que percebeu que “ao longo do tempo ainda não estava preparada para ser mãe”. Na segunda filha “foi tudo muito mais calmo, consegui estar mais tranquila e aproveitar mais a minha filha e a fase inicial”.

Atualmente, a empresária tem “duas filhas completamente diferentes, mas que são as minhas princesas. Vou estar aqui sempre para elas, para as ajudar em tudo o que elas precisarem”.

Descreve-se como uma “mãe responsável” que tenta “passar valores e dar o exemplo. As minhas filhas sabem que a vida é muito exigente e, sem trabalho, dedicação e esforço, nada se consegue. Mas faço tudo por elas e em função de uma vida estável”. É uma mãe “muito orgulhosa” das filhas que tem e espera poder “estar presente em todos os momentos importantes das suas vidas”.

A conciliação da vida pessoal com a vida profissional “não é fácil”, mas Daniela tenta sempre “dar o melhor” em ambas. “Tenho o dia programado ao minuto para conseguir ter tempo suficiente para a minha filha mais nova que, neste momento, está numa fase em que precisa mais de mim. Às vezes acabo um pouco prejudicada, porque este trabalho é bastante exigente a todos os níveis, mas vou conseguindo ultrapassar com a ajuda também dos meus pais e da minha sogra. Conto também com a ajuda do meu companheiro, Hélder, que é o meu braço direito”.

Daniela Costa deixa também um conselho a outras mães empresárias. “Com força de vontade tudo se consegue e a melhor educação que podemos dar aos nossos filhos é dar o exemplo e dar o melhor de nós, sempre, bem como mostrar bons princípios. Acho que temos de tentar melhorar todos os dias, somar coisas boas, para nos tornarmos melhores pessoas”.

Para as suas filhas, Daniela deixa a mensagem. “Sou grata pelo dom de ser mãe, uma mãe protetora, guerreira, capaz de vencer qualquer batalha para proteger as minhas crias, foi depois de ser mãe que percebi o verdadeiro tamanho da minha coragem. São vocês que me motivam a ser melhor a cada dia. Amo-vos muito”.

Para os clientes, Daniela deixa a “gratidão e o respeito por todos eles e o meu muito obrigada”.