santa saude sandra
Publicidade

Ainda com a pandemia bastante presente na memória, não só dos portugueses, mas do mundo, 2022 surge como o ano da esperança pela liberdade a que fomos obrigados a comedir. A evolução favorável da pandemia da CoVID-19 em Portugal permite, em finais de agosto, o alívio das medidas de contenção de propagação com a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção apenas em estabelecimentos e serviços de saúde ou estruturas residenciais ou de acolhimento para populações vulneráveis.

No entanto, se por um lado a sensação é de alívio face ao perigo iminente de um vírus alheio ao conhecimento comum, por outro lado, a quatro mil quilómetros da nossa realidade, em meados de fevereiro, a Rússia inica uma invasão militar em larga escala contra a Ucrânia. Nos longos dez meses decorridos desta invasão, as consequências têm-se refletido, não apenas no aumento do custo de vida, inerente à subida da inflação, mas também no bem-estar mental e emocional da população. Terminámos 2022 com sentimentos ambíguos: a vitória da CoVID-19 e a batalha contra as medidas de austeridade impostas pelo governo.

O momento é novamente de incerteza e 2023 adivinha-se com alguns desafios, transversais a toda a população e, com estes, surgem o medo, a angústia, a desesperança, a desmotivação, a ansiedade e a tristeza. Como podemos agir sobre eles? Adotando estratégias direcionadas à contenção de custos e estratégias com impacto positivo no bem-estar geral. Que tipo de estratégias? Pense critica e racionalmente, defina gastos prioritários ao seu dia-a-dia, concentre-se naquilo que está ao seu alcance face à subida do custo de vida, faça exercício e alimente-se bem, realize atividades que lhe deem prazer, mantenha contactos com familiares e amigos, crie um espaço/momento de relaxamento diário. E, acima de tudo, confie nas suas capacidades para lidar com situações difíceis.

Pense: já fui capaz anteriormente, serei novamente bem-sucedido. No caso destes sintomas serem excessivos e persistentes, recorra a ajuda clínica especializada.

Sandra da Silva Monteiro
Psicóloga Clínica e da Saúde na Consulta Externa da Santa Casa da Misericórdia de Marco de Canaveses