reciclagem premio gervasio
Publicidade

O distrito do Porto tem seis projetos finalistas no âmbito do Prémio “Junta-te ao Gervásio”, entre eles, um pertence a Penafiel, sob o mote “O que é velho não é para descartar”.

Esta iniciativa, organizada pela Sociedade Ponto Verde, pretende chamar a atenção para a área da “reciclagem de embalagens e da economia circular”, de forma a “mostrar o que de melhor se faz dentro das comunidades locais e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários”, explica a organização em nota de imprensa.

Os projetos “EV+Verde”, o “EcoBenefit – App” e o jogo “Será que ajudou o planeta?” têm como objetivo “incentivar a prática da reciclagem junto das comunidades locais e que integram o painel de finalistas da categoria ‘Cidadania Social’”.

Já as iniciativas “O que é velho não é para descartar”, da Associação Desenvolvimento Integrado Sociocultural, Recreativo e Económico (ADISCREP) de Penafiel, bem como, o “Monstro Lixo – Por um mundo sustentável” e o “Dar à Roda” tiveram destaque na categoria ‘Entidades de Proximidade’.

A primeira edição do prémio reúne 45 finalistas, entre eles, seis projetos são de Penafiel, Vila do Conde e Porto, e os vencedores serão anunciados no dia 8 de fevereiro.

Os primeiros três lugares das categorias “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” serão distinguidos com prémios pecuniários que perfazem um total de 15.000 mil euros. No caso da junta de freguesia vencedora será premiada com uma obra de arte em material reciclado, da autoria da artista Cristina Rodrigues, para instalar na localidade.

Os projetos foram avaliados pelo ISCTE Executive Education, parceiro “knowledge” do prémio, e tiveram como critérios o “caráter inovador”, bem como, o “impacto económico, social e ambiental”.

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e com o ISCTE Executive Education como “Knowledge Partner”.