portugal mxgp 2023 1
Publicidade

A classe maior do Campeonato do Mundo de Motocross, que se disputa este fim de semana em Águeda, entrou em pista pelas 11h e o sol começava a aparecer. O público maioritariamente português e espanhol enchia as bancadas do Crossódromo Internacional de Águeda (CIA). A primeira sessão de treinos foi de habituação a este novo layout da pista bairradina, no entanto os principais intervenientes desta temporada, começavam a mostrar-se.

Na sessão de treinos que antecedia a tão desejada qualificação – habitual manga que esta temporada dá pontos para a classificação do campeonato, o multicampeão e regressado Jeffrey Herlings – KTM, mostrava um excelente andamento e superava os “espanhóis do momento” Fernandez – Honda e Prado – GasGas – líder do Campeonato do Mundo.Já na qualificação o holandês da equipa oficial sai na frente, no entanto Ruben Fernandez mostrou que não iria deixar fugir o seu mais direto adversário. À terceira volta o galego da HRC passa para a frente da manga, para delírio do muito público presente. Herlings ainda tentou voltar à liderança, mas sem sucesso – Fernandez vence a qualificação com cerca de 4 segundos de vantagens. 

portugal mxgp 2023 2

O terceiro classificado nesta Qualificação acabou por ser o holandês Calvin Vlaanderen, pelo que Jorge Prado acabou por cair na sexta volta da manga quando era terceiro e mesmo tentado de tudo para minimizar os “estragos”, não foi além do sexto lugar final.Destaque para a presença dos portugueses Paulo Alberto e Luís Outeiro – ambos de Yamaha nesta categoria “maior”.

O leiriense, atualmente a disputar o Campeonato Brasileiro de Motocross, garantiu o 19º lugar e Outeiro fechou o top20 da classe MXGP.Amanhã, este grupo com quase três dezenas de participantes, realizará duas mangas durante a tarde, de forma a sabermos quem será o grande vencedor do Portugal MXGP 2023.