Publicidade

Um legado que passa de geração em geração. É desta forma que a Pizzaria Europa está, há 30 anos, em Marco de Canaveses. Um estabelecimento com “muita história” em que a “dedicação” e o “empenho” são as palavras chave para o sucesso. Judite Teixeira iniciou esta aventura há 30 anos, em conjunto com o marido e, hoje em dia, vê os filhos darem continuidade a este “sonho tornado realidade”.

Tudo começou na Suíça, onde esteve emigrada. Os filhos estavam com a avó em Portugal, situação que “era muito comum na altura”. Mas Judite Teixeira tomou a decisão de regressar e o objetivo era “construir uma casa ou abrir um negócio”. Optou, então, por abrir a Pizzaria Europa. “Sempre trabalhei na área da restauração, então era uma área em que já me sentia à vontade. Na Suíça, trabalhei numa pizzaria, então fazia sentido trazer esse conceito para o Marco de Canaveses”, descreveu.

Abria, então, a primeira pizzaria em Marco de Canaveses, uma novidade que “as pessoas gostaram” e que foi crescendo ao longo do tempo. “Começamos só com um cantinho, depois ficamos também com a parte de cima e, mais tarde, com o estabelecimento que havia ao lado. Hoje, acredito que já fazemos parte da história do concelho do Marco de Canaveses e também da região”, apontou.

rodape pizzaria europa

Hoje, Judite Teixeira tem 68 anos e garante que não se via sem trabalhar. “Não me vejo sem estar aqui diariamente, sem estar com os meus clientes, que me são tão queridos. Há pessoas que vêm cá desde que abrimos e já fazem parte da nossa família. Fazemos questão que as pessoas se sintam em casa, desde o mais novo ao mais velho, porque o nosso restaurante recebe pessoas dos oito aos 80 anos, como diz o ditado”, referiu.

Os dois filhos de Judite Teixeira, Giane e Nélson, cresceram “no meio da massa de pizza e do queijo” e, apesar de inicialmente “não mostrarem muito interesse por querer seguir o negócio”, hoje em dia, trabalham em conjunto com os pais. “A maioria dos nossos colaboradores é da nossa família, é um negócio familiar, o que me dá ainda mais orgulho”, sublinhou. Ver os filhos neste negócio, não é fácil “porque é um trabalho que não tem horários e, por isso, custa-me um pouco. Mas fico muito orgulhosa de ver os meus filhos a darem continuidade a este projeto, que iniciamos com tanto amor e carinho”, afirmou.

A empresária garante que todas as pizzas são “confecionadas com amor e carinho”, e há sempre a “motivação de estarmos atualizados, para ir ao encontro dos desejos dos nossos clientes”.

Judite Teixeira sempre sonhou ser mãe. “Quando os vi nascer senti uma felicidade que nunca tinha sentido. Sou muito orgulhosa dos filhos que tenho e dos homens que se tornaram. Trabalhar com eles é muito bom, claro que há dias que são mais difíceis, mas entendemo-nos muito bem”, sublinhou.

A empresária também já é avó e garante que é “a melhor coisa do mundo. É o menino dos meus olhos, sinto-me mesmo muito feliz. Ser avó é mesmo ser mãe duas vezes, como dizem. Devido a circunstâncias da vida, não acompanhei grande parte da infância dos meus filhos, agora acompanho o meu neto. Ele não está comigo, mas sempre que posso estou com ele, estou mesmo muito feliz”, destacou.

Judite Teixeira sente-se uma “mulher realizada”, uma mãe “orgulhosa” e uma avó “muito feliz” e deixa uma mensagem para os seus filhos: “obrigada por tudo e por me terem tornado na mãe e na avó que sou hoje. Sou uma mulher muito feliz e isso deve-se muito a vocês”.

Aos clientes, a mulher espera “continuar a servir como servimos nestes 30 anos. Obrigada por fazerem parte da história da Pizzaria Europa, o nosso sucesso só é possível graças a vocês. Continuem connosco que nós vamos continuar a dar o nosso melhor”, finalizou.