novo projeto 81
Publicidade

Este domingo, dia 25 de junho, Penafiel recebe mais um encontro do projeto cultural ‘Aldear’, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Este projeto é “um encontro entre as identidades locais e os métodos de estruturas de criação artística contemporâneas oriundas de várias partes do país, centrado nas pessoas e na sua identidade. Pretende, sobretudo, promover a continuidade de tradições e costumes e trazer para a atualidade as novas vidas das aldeias e das suas comunidades”, foi explicado.

As atividades, que vão decorrer na Aldeia de Quintandona, têm o tema ‘Coruja do Mato’ e iniciam pelas 10h30. A participação é gratuita.

Conheça mais detalhes sobre as atividades:

10:30 – Percurso artístico

Passo a passo

Duração: 50 minutos

Um percurso de descoberta e apelo aos sentidos. Reconhecer, identificar, criar laços entre o passado e o presente. A procura de texturas e sons que despertem histórias e vivências. Narrativas que nos envolvem na busca de um mapeamento afetivo, abraçando o presente e refletindo sobre o futuro.

11:30 – Oficina de sabores

Ingredientes com história

Duração: 30 minutos

Encontro com o fazer, encontro com o sentir. Histórias escondidas por detrás de ingredientes que passaram de geração em geração e proporcionam a preservação de uma identidade.

14:30 – Oficina de saberes e sabores

Saberes do palato

Duração: 30 minutos

A arte e a técnica, as marcas nas mãos e os movimentos coreografados que criam e proporcionam esboços no paladar. A partilha de um saber e a importância da sua continuidade.

15:30 – Oficina de artes

Fazeres

Duração: 30 minutos

Os materiais e a sua simbologia, a criação e a recolha. A arte do fazer. Um convite para um momento de criação coletiva, seguindo as histórias e instruções de quem mantém o gosto e a paixão do fazer.

16:30 – Criação comunitária

Pulsações

Duração: 40 minutos

Uma performance musical desenvolvida a partir da exploração da voz, corpo, ritmo e

movimento. Uma partilha de experiências de libertação, de expressão individual e coletiva. Um conjunto de manifestos que nos proporciona uma viagem pelo universo das emoções, num espaço em que o público é convidado a ser cúmplice de um momento de afirmação e autoestima.