atleta marco 09 inundacoes brasil
Publicidade

As cheias no estado de Rio Grande do Sul, no Brasil, já provocaram dezenas de mortos e de desaparecidos e são milhares aqueles que ficaram desalojados. O estado já declarou estado de calamidade pública e as previsões meteorológicas apontam para a continuidade das chuvas fortes, que foram a principal causa para estas cheias.

Há quem viva toda esta situação à distância, como é o caso de Alisson Spier, que está a viver em Marco de Canaveses há cerca de quatro anos. É natural da cidade de Barra do Ribeiro, que fica próxima de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul, onde a sua família ainda se encontra. “É muito angustiante, estar longe dos meus e não poder dar a minha contribuição. É muito difícil”, lamentou.

Atualmente, a família do jovem jogador da AD Marco 09 ainda se encontra a salvo, no entanto, nos bairros ao lado “já há água. Temos muito medo, eles estão sempre em alerta, porque quando a água começa a subir, mal nos apercebemos, já está dentro de casa”. Rapidamente, e no prazo de poucas horas, “a água chega aos telhados das casas. Há pessoas que tiveram de abandonar tudo e fugir, algumas morreram. É uma situação muito difícil”. Alisson afirma que está “com o coração nas mãos” e a sensação é de “impotência perante tudo o que se está a passar, porque não conseguimos ajudar”.

rio grande do sul 4

Todos os dias, a toda a hora, o jovem está “a acompanhar as notícias, quer seja pelo telemóvel, quer seja pela televisão. Acompanho os canais de lá e é mesmo assustador. Fico sempre com medo que chegue a minha casa e à minha família”.

Alguns amigos de Alisson Spier encontram-se a ajudar nos resgates. “Começaram a resgatar as pessoas no dia 3 de maio e está sem descansar. Usam um barco e chega a entrar dentro das casas das pessoas, é mesmo uma cena de filme. Quando pensam em parar, ouvem sempre um grito de uma pessoa a pedir ajuda e vão alvar mais uma. Não há como deixar uma pessoa para trás, por muito que estejamos cansados, é uma situação terrível”.

rio grande do sul 3

Como forma de ajudar os amigos e a família, mesmo à distância, o jovem fez um apelo no Instagram, com o objetivo de “tentar enviar algum dinheiro para uns amigos que estão na linha da frente. Tudo o que conseguir arrecadar, o pouco que for, tenho a certeza que será o suficiente para ajudar uma pessoa ou uma família, que está a precisar muito de alimentos e de produtos de higiene. Não vamos conseguir ajudar toda a gente, mas uma pessoas que consigamos ajudar já vale a pena, há muitas pessoas a passar necessidades, que perderam tudo, não têm o que comer. Se conseguirmos contribuir com pouco, acredito que se torne muito útil para ajudar aquelas pessoas a começar do zero”.

rio grande do sul 2

E a previsão é que a chuva continue nos próximos dias, segundo Alisson Spier. “Estão previsas chuvas fortes para sexta-feira, então as pessoas não conseguem ficar tranquilas. O tempo não se prevê bom, por isso não consigo ficar tranquilo”, lamentou.

Alisson Spier deixa ainda o apelo para quem quiser ajudar, em Portugal, pode fazê-lo através do MB Way, para o contacto 933 827 865.

rio grande do sul 1
rio grande do sul 5

IBAN PT50004520464031925510859.