escritaria penafiel out2022
Publicidade

O festival Escritaria 2022 tem vindo a homenagear Ana Luísa Amaral, em Penafiel. Esta sexta-feira, dia 21 de outubro, decorreu o descerramento da escultura e a instalação da frase da escritora.

O momento contou com a presença da filha Rita Amaral, que agradeceu a homenagem. “Foram absolutamente excecionais e estou imensamente sensibilizada pelo que vi hoje, tanto no museu, o quadro que foi presenteado, a silhueta e também aqui a frase. E julgo que a minha mãe também ficaria muito feliz e muito honrada por esta homenagem”, comentou.

dsc 0776

A escultura ficou a cargo de Ricardo Crista e a frase foi realizada por Daniel Oliveira. No final, houve ainda uma atuação do grupo teatral Boca do Mundo.

O objetivo foi de prestar homenagem “a uma grande poetisa, a uma história de vida extraordinária ao nível da academia, mas também em termos de livros, com mais de 20 publicações, com um conjunto muito vasto de prémios”, referiu Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel. Além da literatura, o festival também “traz o teatro, o cinema, a música, a arte de rua, todas essas disciplinas da Cultura para se associarem, para se juntarem, numa manifestação de carinho, de consideração e de reconhecimento a um autor”.

whatsapp image 2022 10 21 at 19.13.02 2

O facto de, este ano, o evento se desenrolar, pela primeira vez, como uma homenagem póstuma, tem sido ultrapassado pela autarquia “com a presença de amigos, conhecedores da sua obra e, sobretudo, com todas estas manifestações de carinho que têm estado a acontecer nos mais diversos domínios”. O autarca destacou ainda a participação das escolas e, este ano, também as instituições sociais.

dsc 0781

Antonino de Sousa lançou ainda a novidade de que, em março/abril, vai acontecer “a Escritaria com Morabeza”. Foi ainda estabelecida uma parceria para que o festival vá até Angola, em janeiro de 2023, através de uma parceria com o Instituto Piaget e com entidades públicas angolanas que “querem ter, pelo menos uma amostra do que é o Escritaria”. “São passos que se vão dando devagar, mas que acho que podem transformar o nosso festival literário num festival de dimensão grande no mundo da lusofonia”, completou.