ponte amarante celorico de basto
Publicidade

A Ponte de Arame de Lourido, construída em 1926, liga Amarante e Celorico de Basto e, desde 2022, que a estrutura está a ser reabilitada para melhorar as condições de segurança e deverá estar concluída em junho.

A ponte situa-se junto à estação dos caminhos de ferro da extinta Linha do Tâmega, em direção ao rio. De aspeto frágil, era constituída por um piso de madeira apoiado em barretos, também de madeira, pendurados por arames e cabos metálicos amarrados nas margens do rio. 

De acordo com Cristina Vieira, presidente do conselho da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (ADMT), responsável pela obra de reabilitação, o objetivo desta reabilitação é dotar “a ponte das condições de segurança necessárias ao seu funcionamento”.

“Vai poder ser retomada como ligação entre ambos os municípios e tornar-se um ícone turístico, com uma envolvência paisagística que vai atrair muitos visitantes e amantes da natureza, bem como os que gostam de percorrer a Ecopista do Tâmega”, garante Cristina Vieira.

Os trabalhos efetuados na ponte passaram pela preparação de plataformas de trabalho nas margens direita e esquerda, pelos trabalhos geotécnicos e pela remoção integral dos elementos de madeira existentes no tabuleiro.

Texto redigido com o apoio de Gonçalo Carneiro, aluno da UTAD.