maquina lavar roupa
Publicidade

No dia a dia lavamos a roupa de forma automática e não pensamos nos maus hábitos que temos e que podem provocar faturas altas, reparações na máquina ou ter de investir dinheiro numa nova máquina de lavar roupa.

Utilizar muito detergente

Há uma tendência natural para aumentar na quantidade de detergente para que a roupa fique mais limpa e cheirosa. No entanto, utilizar muito detergente não é a solução para retirar a sujidade das roupas.

Se utilizar mais produto do que o necessário, as roupas poderão ficar com restos de detergentes, aumentando a probabilidade de se acumularem algumas bactérias e acabar por trazer um efeito contrário, isto é, provocar odores nas roupas. Para livrar-se deste problema terá que repetir a lavagem da roupa, desta vez, sem detergente.

Sobrecarregar a máquina

De forma a evitar fazer várias lavagens de roupa, podemos cair na tentação de colocar mais uma ou duas peças, a verdade é que algumas peças a mais prejudicam o nível de eficiência da máquina de lavar. Ao mesmo tempo que coloca pressão sobre a máquina, o que poderá reduzir a longevidade do equipamento.

Não esvaziar os bolsos das roupas

Antes de colocar a roupa a lavar, certifica-se que retirou tudo dos bolsos. Os objetos podem levar a que o dreno fique entupido e, consequentemente, estrague a sua máquina de lavar roupa. Para além de que, por vezes, poderá danificar o que tinha no bolso.

Utilizar sempre a mesma temperatura

Não se deve utilizar a mesma temperatura em todas as roupas. Por isso devemos adequar sempre a temperatura à roupa que estamos a lavar, por exemplo, no caso de toalhas e roupas de cama devem ser lavadas com temperaturas elevadas, já no caso dos tecidos de algodão e da lã deve optar por temperaturas mais baixas para não danificar os materiais.

Ignorar que a máquina pode estar com problemas

Se a sua máquina faz sons incomuns ou não espreme bem o excesso de água, deverá estar atento deste início e reparar pequenas falhas. O passar do tempo e acumular de vários problemas poderá fazer com que a máquina deixe de funcionar.