pedro rego lousada
Publicidade

Pedro Rego frequentou o curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária de Lousada. Após ter terminado o ensino secundário com uma média de vinte valores, o jovem de 18 anos acabou por escolher o curso de Gestão.

A preocupação de Pedro era “tirar a média mais alta possível para quando for escolher não me sentir limitado”, conta. Antes de decidir a licenciatura, recorreu a uma psicológica que o pudesse encaminhar, e após muita conversa e pesquisa, optou pelo curso de Gestão na Faculdade de Economia do Porto.

pedro rego lousada 3
Foto: Pedro Rego

Na entrada para a universidade, Pedro quis encarar “tudo com bastante positividade” e acabou por “gostar muito do ambiente e das pessoas da faculdade”.

Apesar da média elevada,  afirma não ser um aluno que “estuda a tarde inteira, eu tinha os meus momentos de lazer e tinha os de estudo. Eu sempre fui uma pessoa muito responsável, nunca precisei dos meus pais a dizer ‘olha, tens de fazer isto’. Decidia quando estava com os meus amigos e quando estudava e acho que é o método mais certo”.

whatsapp image 2022 09 03 at 19.54.38

Embora a ansiedade faça parte da vida de Pedro Rego, nunca o afetou durante os testes. “Antes dos exames eu dormia mesmo mal, mas durante o teste em si nunca me afetou, porque eu chegava lá e focava-me completamente”. Confessa que é uma capacidade que o próprio “não entende”.

pedro rego lousada 5
Foto: Pedro Rego

A “influência” do grupo de amigos também é importante para o jovem. “Sempre fui muito próximo dos meus amigos, sempre fiz tudo para os ajudar e eles igual. Uma pessoa deve fazer as suas decisões, mas ter um grupo de amigos responsável também nos influencia”.

Os pais são “a grande base de apoio” no percurso de Pedro. “Uma grande parte do meu esforço sempre foi para os orgulhar, gosto de vê-los felizes por mim”. À semelhança da madrinha que o “ajudou muito na transição do ensino básico para o ensino secundário. No fundo, o meu sucesso deve-se principalmente a mim, mas eu não posso esquecer dos meus pais e dos meus amigos que também contribuíram muito”.

cinel banner jornal setembro2022 4

Para além disso, Pedro não esquece os professores “incríveis” e deixa uma palavra de agradecimento: “Eu gostava de parabenizar todos os professores pelo seu trabalho e dedicação”.

A par dos estudos o jovem de 18 anos sempre gostou de realizar várias atividades e ter um “hobbie definido”. A dança contemporânea foi um fator decisivo para “melhorar a vida e definir objetivos”.

pedro rego lousada 2 1
Foto: Pedro Rego

A nível profissional o jovem procura um “emprego bem renumerado e que me faça feliz” e está convencido que escolheu o curso “certo”. Apesar de se sentir indeciso em relação à sua carreira, Pedro tem certeza de que o seu maior sonho é ser pai.

“Responsabilidade” é a palavra que Pedro Rego deixa a quem entra no secundário. “Sejam responsáveis, não esperem que os vossos pais vos digam o que fazer, porque não é assim que funciona, são vocês que têm de definir as horas de estudo”.

pedro rego lousada
Foto: Pedro Rego

Ao mesmo tempo, aconselha os alunos “a divertirem-se, devem aproveitar muito a vida, mas sem esquecer que há objetivos a cumprir e se estão indecisos, tentem procurar a opção mais abrangente, ir com uma mente aberta”.

Por fim, relembra que “se for preciso mudamos de curso. Nós estamos em constante evolução, nós descobrimo-nos cada vez mais, não deveríamos ter vergonha de mudar, porque às vezes perder um ano é ganhar imensos anos pela frente, porque passar a vida toda a fazer algo que não gostamos não é nada recompensador”.