averdade cimts mpn amarante 6 1
Publicidade

A MPN – Mecânica de Precisão do Norte é uma empresa dedicada à mecânica de precisão e à metalomecânica, localizada em Telões, no concelho de Amarante. Fundada em 1994, esta empresa vem investindo continuamente em equipamento e tecnologia de ponta e ao nível dos recursos humanos, através da formação contínua dos seus colaboradores.

averdade cimts mpn amarante 8

Uma das mais recentes aquisições foi uma máquina de corte a plasma e oxicorte, com apoio de fundos comunitários, através de uma candidatura ao Norte 2020, enquadrada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

Cláudia Pereira, responsável pelo Departamento Jurídico e Financeiros da MPN, afirmou que chegou o momento de “inovar”, a nível tecnológico, com o objetivo de “corresponder às exigências do mercado. A escassez de mão de obra é um facto e tínhamos percebido que a fase de corte, dentro do que é a nossa cadeia de valor, era uma das que estava mais frágil”.

averdade cimts mpn amarante 2

Esta máquina permitiu, então, à MPN aumentar “a produtividade ao reduzir o tempo de corte e ao reduzir o número de colaboradores afetos ao corte, mas tivemos de aumentar em termos de resposta no pós corte”.

averdade cimts mpn amarante 3

Cláudia Pereira olha, agora, para esta empresa “com muito positivismo”, garantindo que o objetivo é “prosseguir o caminho que estava a ser trilhado até aqui”, apostando na digitalização e automatização, para conseguir “aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade, permitindo um maior rigor e transparência, com melhores relações internas e externas”.

averdade cimts mpn amarante 4

A modernização da capacidade e eficiência produtiva da MPN é um dos projetos que integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa (PDCT do Tâmega e Sousa), um envelope financeiro de mais de 78 milhões de euros, destinado a apoiar, através dos fundos europeus, projetos públicos, sociais e empresariais que contribuam para o desenvolvimento, valorização e coesão deste território.

averdade cimts mpn amarante 9

Firmado em 2016 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, e em vigor até ao final de 2023, o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa tem no apoio às empresas uma das suas prioridades de investimento.

averdade cimts mpn amarante 5

No total, foram apoiados mais de 400 projetos, dos quais 190 são de empresas, um investimento que ascende a mais de 13,5 milhões de euros de fundos comunitários.

A divulgação dos projetos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa é cofinanciada pelo POAT 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

averdade cimts mpn amarante 7