A proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara Municipal de Valongo para o ano 2024 aprovou esta segunda-feira, dia 27 de novembro, o “maior orçamento de sempre” – mais de 100 milhões de euros. A proposta foi aprovada, em reunião municipal, por maioria, com três votos contra do PSD.
Fixada no valor total de 114.930.000 euros, a proposta aprovada representa um aumento de 20,97% em relação a 2023, ultrapassando pela primeira vez a fasquia dos 100 milhões de euros. “Este é o maior orçamento de sempre da história do município de Valongo. Estamos a concretizar um conjunto de obras estruturais que estão a mudar a face do concelho de Valongo, transformando-o num dos territórios mais avançados da Área Metropolitana do Porto”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, na apresentação e discussão da proposta em reunião da câmara.
O autarca, destacou os investimentos nas escolas, na habitação, no novo Centro de Saúde de Ermesinde, na Casa da Democracia Local e no apoio social. No Plano e Orçamento para 2024, constata-se o reforço das verbas para as obras de requalificação da Escola Secundária de Valongo e das Escolas do Carvalhal, da Bela e da Gandra, em Ermesinde, e do Valado, em Valongo. São ainda reforçadas as verbas para a elaboração, em curso, dos projetos de requalificação das Escolas Básica de São Lourenço, em Ermesinde, 2.ª fase da Secundária de Ermesinde, da Básica de D. António Ferreira Gomes, em Ermesinde, da Básica de Alfena, da Básica de São João de Sobrado e da Básica e Secundária de Campo.