ciclismo sobrado
Publicidade

Fotografia ilustrativa: Junta de Freguesia de Campo e Sobrado

Na próxima segunda-feira, dia 4 de dezembro, a Câmara Municipal de Valongo vai inaugurar o Núcleo Evocativo do Ciclista, situado no Largo do Passal, n.º 100, em Sobrado.

Com uma tradição de mais de 70 anos na modalidade, Sobrado conta com quatro campeões nascidos na freguesia, “que ficaram na história do município e do ciclismo nacional”, por terem vencido a Volta a Portugal em Bicicleta: Fernando Moreira, em 1948; Joaquim Leão, em 1964; Nuno Ribeiro, em 2003; Rui Vinhas, em 2016.

O Núcleo Evocativo do Ciclista é um espaço que reúne documentos e artefactos que guiam os visitantes através de uma viagem sobre a história da modalidade, nomeadamente sobre os quatro ciclistas. “Este novo equipamento vem complementar outras duas obras também promovidas pelo município de Valongo, com o objetivo de homenagear a prestigiante história do ciclismo na vila de Sobrado”, frisa a autarquia em comunicado.

José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo, considera Sobrado “um autêntico viveiro de campeões, um verdadeiro caso de estudo. Assumimos e honramos o compromisso de homenagear a história do ciclismo em Sobrado e de inspirar novas gerações que ainda estão a dar as primeiras pedaladas neste desporto, que tem tanto de fascinante como de exigente”, referiu.