agua saneamento alpendorada vila cete marco canaveses
Publicidade

Esta segunda-feira, dia 28 de agosto, a população da freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, pode assistir à assinatura do auto de consignação da empreitada de construção de infraestruturas de saneamento em Vila Cete.

Esta obra vai levar a rede de abastecimento de água a 105 habitações e águas residuais a 98 casas através de um investimento de 493 mil euros. 

A presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, iniciou a intervenção com base no slogan “Recuperar o tempo perdido: Esta é uma necessidade básica em todo o concelho, é com orgulho que testemunhamos o progresso do nosso concelho que é o acesso às redes públicas de água e saneamento público”, salientando que durante o processo “houve uma concessão problemática que resultou numa cobertura inadequada do território e deste serviço que é essencial para todos”. Embora tenha resultado num atraso no processo, o município garante que a rede de águas e saneamento público vai “continuar a chegar às freguesias”, como é o caso de Alpendorada, Várzea e Torrão. 

agua saneamento alpendorada vila cete marco canaveses 1

A presidente falou de um plano de investimento de “cerca de sete milhões de euros que já está em andamento e que nos próximos meses vai levar água e saneamento a casa de mais de 840 famílias e saneamento a mais de 900 famílias, levando o investimento que a câmara municipal já fez para 15 milhões de euros em seis anos”. 

Números que considera “avultados”, mas que o executivo pretende “continuar a executar. Levar água e saneamento a cada residência no Marco de Canaveses é um desafio técnico e de engenharias, mas sobretudo um desafio financeiro, porque para chegar água a uma pessoa que vive numa grande cidade o investimento que se costuma fazer é de cerca de 700 euros, no Marco de Canaveses nós gastamos sete mil porque temos um território mais isolado geograficamente, estamos a falar de valores que chegam a ser dez vezes superiores do que aqueles que são investidos numa grande cidade”. 

Desta forma, Cristina Vieira esclareceu que “o objetivo é chegar ao maior número de casas possíveis, no entanto por mais que a gente se esforce nunca toda a população do Marco de Canaveses vai ter água e saneamento, porque há lugares que estão demasiado isolados e o custo é avultado. Mesmo assim estamos a trabalhar para que mais de 80% da população do Marco de Canaveses tenha água e saneamento nos próximos anos”, garantiu. 

Durante a cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, Domingos Neves, começou por afirmar que esta é “uma obra que tem dado muito trabalho à junta de freguesia. Houve quem disse que era impossível fazer esta obra, algo que me incomodava muito, mas afinal é possível fazer e tenho de dar os parabéns à câmara municipal porque para nós não há impossíveis”.

agua saneamento alpendorada vila cete marco canaveses 2

O autarca local mencionou ainda que “é preciso ter coragem para fazer obras destas, porque ninguém as vê, fica enterrado, gasta-se o dinheiro, investe-se e não se vê”. No entanto, garante que são investimentos de primeira ordem e, por isso, é com orgulho que vê esta obra: “é uma grande vitória para este povo. Será sempre impossível chegar a toda a gente, mas ficarmos com uma cobertura de 95% já será uma cobertura total”. 

A obra iniciou esta semana e tem como prazo de execução 540 dias, no entanto o empreiteiro adiantou que “será possível terminar mais cedo”. 

Drenagem de águas residuais – 98 ramais – 1850 m de conduta

Rua da Fonte; Rua da Baralha; Caminho de Vila Cête; Rua de Vila Cête; Rua da Redondela; Caminho de Sobrevila; Largo de Sobrevila; Rua dos Castanheiros; Rua das Covas; Rua da Esquina; Rua das Alminhas; Rua da Portela; Rua do Monte da Paz; Rua do Facho; Estrada de Vila Cête – parte; Estrada de Barroselas; Rua nova das Fontainhas – início; Rua das Silvas; Rua da Covilhã; Rua do Souto Chão; Ladeira do Monte de paz – já tem, colocar a funcionar.

Abastecimento de água – 105 ramais – 5360 m de conduta

Rua da Fonte; Rua dos Aidos; Rua da Baralha; Caminho de Vila Cête; Rua de Vila Cête; Rua da Redondela; Caminho de Sobrevila; Largo de Sobrevila; Rua dos Castanheiros; Rua das Covas; Rua da Esquina; Rua das Alminhas; Rua da Portela; Rua do Monte da Paz; Rua do Facho; Estrada de Vila Cête – parte; Estrada de Barroselas; Rua Nova das Fontainhas; Rua das Silvas; Rua da Covilhã; Rua do Souto Chão; Ladeira do Monte de paz; Rua das Sardoniscas; Caminho de Gondomil; Estrada de Fontelas – Parte até ao Caminho de Gondomil; Rua da Vista do senhor; Rua da Rasa.