novo projeto 7
Publicidade

Desde 1949 que o Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias tem transmitido as tradições do concelho de Cinfães. No entanto, o “salto” além-fronteiras foi, sobretudo, realizado em 2019, após integrarem o CIOFF, Conselho Internacional de Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, e terem levada a cultura da região até ao Chile. 

“No Chile foi nos atribuído o diploma de mérito, trabalho e certificado de Festival Internacional CIOFF”, quem o diz é Fernando Monteiro, presidente do grupo. A partir desse momento, os atuais 45 elementos ficaram responsáveis por a cada ano ou de dois em dois anos levar a cabo um evento internacional, durante cinco dias, que reúna cinco países, de preferência, de todos os continentes. “Apostamos em ter seis grupos porque à última hora temos tido muita dificuldade que alguns grupos de África possam vir”.

whatsapp image 2023 08 01 at 20.13.00 4

Embora o grupo de folclore tenha sido criado em Pias, à beira do Rio, através de um trabalho conjunto entre a família ??? e o Senhor Augusto do Amaral, um “auto ditado e apaixonado por Cinfães“, de momento a sede do grupo tem como localização o coração de Cinfães. Embora seja uma tradição antiga, ao folclore têm se juntado miúdos e graúdos, desde os 14 e até aos 75 anos, o Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias tem unido gerações no concelho de Cinfães. “É um grupo importante para manter as tradições, queremos sempre divertir-nos para que as pessoas vejam a nossa apresentação com emoção”.

whatsapp image 2023 08 01 at 20.13.00 3

O Folk Cinfães iniciou a 29 de julho e termina a 6 de agosto, durante o evento poderá contar com espetáculos de dança e música ao vivo e vários grupos estrangeiros, cada um a representar a sua cultura, ao som de concertinas, violinos, violões, ferrinhos, entre outros instrumentos musicais. 

O diretor do grupo do Equador, Juan Carlos?, junta-se à entrevista e afirma que “apesar dos poucos dias, a experiência tem sido excelente”, mostrando-se satisfeito por “representar a cultura, música e dança do Equador” e por estarem presentes em Portugal. “É a primeira vez que estamos em Portugal, apesar do Equador já ter sido representado neste país. É sempre uma vantagem e uma experiência enriquecedora, permite uma ligação e união com outros países e culturas e permite compartilhar vivências, ao mesmo tempo que se criam laços de amizade através da música, dança e tradições”. 

whatsapp image 2023 08 01 at 20.13.00 2

Num futuro próximo, no dia 21 de agosto, os cinfanenses do Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias irão partir numa tourné por Itália a convite da CIOFF Internacional. 

whatsapp image 2023 08 01 at 20.12.59 3
whatsapp image 2023 08 01 at 20.12.59 2