edp maratona porto
Publicidade

A EDP Maratona do Porto regressa na próxima quinta-feira, dia 6 de novembro e conta com três distâncias que percorrem a cidade do Porto e Matosinhos.

A 18ª edição da “maior maratona de Portugal” vai contar com três distâncias, a EDP Maratona do Porto com 42,195 quilómetros, a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis com 10 quilómetros e a EDP Fun Race, uma caminhada de seis quilómetros.

As partidas no dia 6 de novembro serão às 08h00, junto ao Sea Life Porto, e o local de chegada é o Queimódromo do Porto.

mporto21 4
Foto: RunPorto

À semelhança de 2021, não será possível atravessar para Vila Nova de Gaia, “devido aos condicionamentos de circulação no tabuleiro inferior da ponte Luís I. Por este motivo, o percurso das provas apenas se estende pelo Porto e Matosinhos”, explica nota de imprensa.

Até à data, estão inscritos nas provas participantes de 43 países: Europa (24) – Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia e Reino Unido; América (6) – Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos da América e Venezuela; África (7) – Angola, Egipto, Marrocos, Moçambique, África do Sul, Quénia e Etiópia; Ásia (5) – China, Israel, Afeganistão, Hong Kong e Coreia do Sul; Oceânia (1) – Austrália.

No ano de 2018 foi realizado um estudo “por uma equipa de investigação da Universidade do Algarve, intitulado Impacto da EDP Maratona do Porto 2018 na Economia do Turismo e Promoção da Cidade do Porto e Região Norte de Portugal, que concluiu que o evento trouxe um retorno de 12,7 milhões de euros à região.

mporto21 6
Foto: RunPorto

Assim, “a EDP Maratona do Porto não só capta novos fluxos turísticos, como tem um potencial significativo de os fidelizar não só na perspetiva de ‘atletas’, mas sobretudo como futuros turistas”, conclui comunicado.

As inscrições para o evento estão disponíveis online, em www.maratonadoporto.com, até dia 1 de novembro.