25.abril
Publicidade

A região do Douro, Tâmega e Sousa encontra-se a assinalar os 50 anos do 25 de Abril ao longo do ano. No entanto, esta quinta-feira celebra-se o dia da Revolução dos Cravos, sendo o ponto alto das celebrações nos 12 concelhos da região.

Município de Amarante

O Município de Amarante realizou a Cerimónia de Hastear de Bandeiras e a Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal.

Município de Felgueiras

Felgueiras celebrou a data com Arruada das Bandas de Música de Felgueiras e da Lixa, dos Agrupamentos de Escuteiros, dos Bombeiros Voluntários de Felgueiras e da Lixa; Hastear da bandeira ao som do hino nacional, tocado, pela primeira vez, pelas duas bandas de música do concelho (Felgueiras e Lixa); Tomada de posse dos Deputados da Assembleia Municipal Jovem de Felgueiras; Sessão Solene da Assembleia Municipal de Felgueiras, com Homenagem ao saudoso professor José Campos; Intervenções dos representantes das forças políticas com assento na Assembleia Municipal.

De tarde foi feita a declamação e estendal de poemas, no Coreto de Felgueiras, depois foi declamado um texto “Romance do 25 de Abril de João Pedro Messeder”, intercalado com música pelo Berço das Artes, na Casa da Cultura da Lixa; O Coreto de Felgueiras foi palco de música ao vivo, protagonizada pela banda “Mal Avariado”.

Município de Lousada

No âmbito do 25 de Abril, o Município de Lousada abriu ao público o Jardim de Abril, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, criado para evocar o 25 de Abril inspirando na Arte e na Natureza. O artista multidisciplinar e criativo Hugo “Xesta” Moura desenvolveu um mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril, continuando “uma longa e prestigiada tradição da arte de rua como forma de manifestação”.

A ladear o Jardim de Abril, as Escadas da Censura relembram “as obras literárias e os autores que viram o seu trabalho censurado ou proibido durante o Estado Novo. Como corolário deste espaço, que se quis biodiverso, o Jardim de Abril evoca uma das plantas mais acarinhadas dos jardins históricos de Lousada, a camélia, aqui figura central representada por mais de meia centena de variedades onde se destaca uma coleção de camélias portuguesas, mas também variedades japónicas, híbridas e reticulatas”.

Município do Marco de Canaveses

A Câmara Municipal do Marco de Canaveses comemorou esta quinta-feira o 50.º aniversário do 25 de Abril, numa cerimónia que decorreu no remodelado Salão Nobre e que contou com a presença de todos os partidos com assento na Assembleia Municipal.

As comemorações arrancaram com o hastear das bandeiras, seguindo-se um momento musical, protagonizado pela Banda de Música de Vila Boa de Quires, que interpretou o Hino Nacional. 

O Parque Liberdade foi inagurado ao início da tarde. A primeira fase da obra do novo parque verde, que foi agora inaugurado, conta com um investimento de 1.2 milhões de euros, integrando a criação de um parque de lazer multifuncional de 14 mil metros quadrados.

Município de Paredes

O auditório do Centro Cultural de Paredes abriu as portas para acolher as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril.

Na grande estreia do grande auditório do CCP, celebrou-se, a revolução dos cravos com o concerto “Acordai!”, protagonizado pelo grupo Raízes Épicas e pelo Coro dos Amigos da Cultura de Paredes, e com a inauguração do mural coletivo Celebrar abril – 50 anos, da Cooperativa Árvore e dos alunos de Artes da Escola Secundária de Paredes.

O novo Centro Cultural de Paredes, que resulta da transformação do antigo edifício da Adega Cooperativa em “atrativo pólo cultural e espaço de exposições e congressos da região, dispõe de um grande auditório com capacidade para 512 lugares sentados, um pequeno auditório com 200 lugares sentados e um espaço polivalente que permite acolher espetáculos e concertos com 3000 pessoas em pé”.

Município de Paços de Ferreira

Em Paços de Ferreira o dia 25 de Abril foi celebrado com uma sessão solene que culminou na inauguração da Avenida Europa, na abertura da nova ponte sobre o Rio Carvalhosa e num almoço-convívio com a população e o movimento associativo do concelho.

Município de Penafiel

Grupo Musical Cantarias, Banda Musical de Rio de Moinhos e Grupo de Teatro de Novelas cantaram “Memórias de Abril – 50 Anos”.

Município de Resende

Hastear da bandeira

Notícia em atualização.