parque liberdade
Publicidade

Parque Liberdade. É este o nome do novo Parque Urbano da Cidade do Marco de Canaveses que foi inaugurado na tarde desta quinta-feira, dia 25 de Abril.

A primeira fase da obra do novo parque verde, que foi agora inaugurado, conta com um investimento de 1.2 milhões de euros, integrando a criação de um parque de lazer multifuncional de 14 mil metros quadrados. A inauguração começou com uma visita guiada, promovida pelo arquiteto da obra, Sérgio Pinto, que falou de todo o projeto, bem como da segunda fase.

parque liberdade 15 min

Cristina Vieira, presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, destacou, na inauguração, que a inauguração deste parque é “muito especial e representa um compromisso com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida dos marcoenses”.

A câmara procurou fazer a inauguração no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril para que o parque “carregue consigo o espírito da liberdade e da democracia. Ao dedicá-lo a esta celebração, estamos a  eternizar o legado e os ideais de Abril na nossa toponímia. Uma ligação histórica reforçada pela praça Salgueiro Maia, um dos heróis do 25 de Abril”

parque liberdade 13 min

A partir de hoje, o Parque Liberdade é um espaço de “lazer e convívio” destinado às famílias. “Este lugar foi projetado para ser o pulmão verde da cidade, onde todos são bem-vindos”, realça Cristina Vieira, acrescentando que o parque será “uma referência pela variedade de atividades e infraestruturas de qualidade que oferece e que já todos podemos ver: uma enorme diversidade de espécies de árvores e vegetação, circuitos pedestres, equipamentos infantis, parques de jogos, e esta praça central ampla. Além de tudo isto, iremos certamente dinamizar este espaço com eventos e iniciativas, como já fazemos com os outros espaços verdes do concelho”

parque liberdade 14 min

Município tem como prioridade os espaços verdes do concelho

A autarca recordou que o Marco de Canaveses é “um território verde por natureza”, relembrando as serras da Aboboreira e Montedeiras, mas também os investimentos realizados pelo executivo municipal, nomeadamente os 300 mil euros investidos no Jardim Municipal, 150 mil euros no Parque de Montedeiras e 300 mil euros no Parque Multiusos Eiró, bem como os “múltiplos contributos” para os parques de Alpendorada, Fluvial do Tâmega e Parque de Lazer da Cidade. 

A inauguração serviu também para apresentar a fase dois do Parque Liberdade, que terá o dobro do tamanho da fase um e a estimativa de investimento de 2.5 milhões de euros. Cristina Vieira adiantou que “a empreitada avançará este verão e o objetivo é que o parque esteja concluído no próximo ano”, prometendo “um espaço que será ainda melhor e mais acolhedor. Uma segunda fase que irá reforçar as valências que o parque já oferece com mais espaços para atividade física e uma grande zona de merendas”

parque liberdade 5 min

Para terminar, a presidente da câmara apelou para a preservação dos espaços verdes do concelho. “Este é o nosso Parque da Liberdade e quero reiterar que, nós, políticos, construímos a base destas obras com a ajuda de jovens marcoenses e de empreiteiros, fazemos esta obra a pensar nas famílias marcoenses, mas também é importante que a comunidade cuide deste espaço. É isso que vos peço, para nós é importante que o parque seja utilizado pelas crianças, pelos mais novos, por todos aqueles que vieram cá confraternizar, mas também é importante e queria terminar deixando esta mensagem: ajudem-nos a cuidar do nosso Marco de Canaveses”.

parque liberdade 10 min

Dentro do Parque Liberdade existe uma praça com o nome de Salgueiro Maia, nome de um dos principais capitães de Abril. A escolha do nome resultou de uma proposta da Associação dos Amigos do Concelho do Marco de Canaveses, tendo sido aprovada pela câmara municipal. Foi também descerrada uma placa com o nome da praça.

Após a sua conclusão, o Parque Liberdade ocupará uma área total de cerca de 4.4 hectares de biodiversidade, com espaços para eventos, de recreio, prática desportiva e convívio. 

Depois da apresentação teve lugar um concerto protagonizado pela Orquestra do Norte, que decorreu no novo Parque Liberdade. No mesmo local, durante toda a tarde, houve animação infantil, com modelagem de balões, pinturas faciais, oferta de balões e caça ao tesouro.