joana teixeira nutricao 004 scaled
Publicidade

Licenciada em nutrição desde 2015, Joana Teixeira tem trabalhado, essencialmente, na área da gestão de peso e saúde da mulher. Um trabalho que, a partir deste sábado, dia 10 de junho, poderá viver na primeira pessoa.

O novo consultório de nutrição clínica, inaugurado este sábado, no concelho do Marco de Canaveses, é um projeto “que faz todo o sentido”, porque “cada mulher é única e, essa razão, deve ser tida em conta em cada fase da vida”. Esta é a crença de uma profissional que se tem dedicado à promoção da saúde e bem-estar da mulher nos mais variados patamares e fases da vida. Começando pela promoção da fertilidade, passando pela nutrição na pré-concepção e gravidez, controlo de sintomas de endometriose até ao controlo de sintomas em mulheres com Síndrome dos ovários policísticos.  

Abrir este consultório “sempre foi um objetivo” de Joana Teixeira e decidiu concretizá-lo na terra onde nasceu.” Neste meu percurso profissional tenho muitas pacientes que, mesmo sendo de cá, acompanharam o meu trabalho em Penafiel, Baião, Amarante, Mondim de Basto, Paredes e chegou a altura de ter um espaço de saúde aqui, no Marco de Canaveses, a terra onde nasci”. Agora, a jovem nutricionista volta “às origens” para oferecer um serviço de saúde nutricional “diferenciador à  população do Marco de Canaveses.  Espero mudar a vida de muitas pessoas que me procuram, a ganhar saúde, vitalidade, confiança e vontade de viver bem e feliz“.

joana teixeira nutricao 030

Atualmente, e de acordo com Joana Teixeira, “as mulheres engravidam mais tarde e, a partir dos 40 anos, apenas uma em cada 10 consegue engravidar por cada ciclo”. Uma dificuldade em engravidar que “pode estar relacionada com o excesso de peso/obesidade, a idade, o consumo de álcool/tabaco/cafeína, a inatividade física, o uso de medicamentos, o sono, o stress, as toxinas ambientais, maus hábitos alimentares e défices nutricionais”, garante a nutricionista. 

Por isso, ter uma alimentação anti-inflamatória assume-se “fundamental para o aumento da fertilidade e para promover uma gravidez saudável. Uma alimentação saudável ajuda também na redução dos Sintomas de Endometriose e na Síndrome do Ovário Poliquístico, doenças cada vez mais frequentes nas mulheres e que também tem interferência na fertilidade da mulher”, explica.  

joana teixeira nutricao 002

Joana Teixeira destaca, também, a importância da adoção de “hábitos saudáveis em mulheres que se encontram na menopausa. É uma realidade que esta fase da mulher se caracteriza por um maior descontrolo hormonal, a par de uma desaceleração do metabolismo no qual a oxidação de gordura e gasto energético em repouso diminui e, por isso, pode existir uma maior dificuldade na manutenção e perda de peso. Nesta fase, acontece ainda que, a distribuição de gordura tende a alterar-se e a depositar-se maioritariamente na zona visceral, associada a patologias como a hipertensão, diabetes tipo 2, doença cardiovascular, cancro, entre outras, pelo que é extremamente importante estabelecer estratégias e hábitos alimentares saudáveis nesta fase”.  

Como nos explica é “impossível” determinar um tipo de alimentação padrão para todas as mulheres, porque “o que cada pessoa necessita pode ser completamente diferente, de acordo com o seu estilo de vida, estado de saúde e objetivos”. Para saber qual a solução para o seu problema e encontrar um serviço personalizado visite este novo espaço!  

Veja. Foto-Galeria da inauguração