paredes homenagem bombeiros 2023
Publicidade

Na manhã deste sábado, dia 10 de junho, a Câmara Municipal de Paredes homenageou os bombeiros das cinco corporações do concelho. A cerimónia do Dia Municipal do Bombeiro tev lugar na Vila de Cête, junto ao Parque Urbano.

A sessão solene incluiu a formatura e recepção às entidades e um desfile apeado e motorizado das corporações dos Bombeiros Voluntários de Baltar, Cête, Lordelo, Paredes e Rebordosa.

paredes homenagem bombeiros 2023 4

O Dia Municipal do Bombeiro, celebrado em Paredes, tem como propósito homenagear todos os bombeiros e bombeiras e, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Alexandre Almeida, presidente da Câmara Municipal de Paredes, destacou uma cerimónia “singela” que honra o “reconhecimento e compromisso” estabelecidos pela autarquia para com as corporações. “Escolhemos o dia de Portugal para reconhecer todo o trabalho, empenho, entrega que os nossos bombeiros têm tido ao longo destes anos e que não temos dúvidas nenhumas que continuarão a ter. É um enorme orgulho para o nosso município, para mim como responsável pela proteção civil, saber que contamos com cinco corporações de bombeiros devidamente organizadas, equipadas, sempre preocupadas com a formação constante e com a melhoria das condições da permanência no quartel dos bombeiros”.

Para Alexandre Almeida “não basta ser responsável pela proteção civil e nada fazer”, é preciso “ter o compromisso de estar ao lado e apoiar naquilo que necessitam. É esse o compromisso que tivemos até agora e que vamos assumir daqui para a frente”, garantiu.

paredes homenagem bombeiros 2023 6

Nos últimos quatro anos, o executivo do município de Paredes realizou “o maior investimento de sempre na proteção civil”, com o apoio “no quartel feito de raiz em Lordelo; na remodelação por completo do quartel dos bombeiros de Rebordosa; nas obras no quartel do bombeiros de Baltar; na compra de equipamentos para os bombeiros de Paredes. Estamos também a apoiar os bombeiros de Cete na remodelação que estão a fazer do quartel de bombeiros, porque tal como os outros, têm estado a adaptar as suas instalações a uma nova realidade que muito nos agrada, o facto de termos cada vez mais mulheres a estarem como voluntárias nas nossas corporações”, frisou o autarca.

Mas não se trata apenas de uma adaptação face ao género dos bombeiros, para Alexandre Almeida “é também uma adaptação pela qualidade que temos de ter ao serviço destes bombeiros enquanto estão nas instalações”, concluiu.

A Sessão Solene ficou marcada pela atribuição dos Votos de Louvor aos membros que se destacaram pelo empenho, dedicação e sentido de serviço à causa humanitária. Da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cête, recebeu o Voto de Louvor o Oficial Bombeiro da 1.ª do Quadro Ativo, Vitorino Tadeu. Bruno Sousa, bombeiro da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Baltar, também recebeu a distinção. Foi também homenageado Francisco Mota, antigo Comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo. José Moreira, Bombeiro de Segunda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Paredes, também foi reconhecido. Os Votos de Louvor terminaram com a homenagem ao Subchefe dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, Francisco Barbosa.