unidade saude nespereira 1
Publicidade

O presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, no concelho de Cinfães, lamentou, na quarta-feira, dia 26 de janeiro, em comunicado o facto de a junta de freguesia não ter sido “informada nem convidada” para o que considerou ser a “inauguração” da nova Unidade de Saúde de Nespereira, que aconteceu esta quarta-feira, dia 26 de janeiro.

Em resposta, a Câmara Municipal de Cinfães garantiu, também em comunicado, que não se tratou de uma inauguração, mas sim de “uma visita às novas instalações da Extensão de Saúde de Nespereira, do Sr. Presidente da ARS Norte”, Carlos Neves.

No comunicado, o presidente da junta de freguesia afirma que este foi “um dia muito importante para Nespereira”, que conta “com uma nova unidade de saúde, devidamente equipada e com todas as comodidades para servir, como merecem, os 1.725 utentes”

Contudo, afirmou ser “com enorme tristeza” que “num dia de tanta importância para a nossa freguesia, a instituição que a representa e, na pessoa do seu presidente, não tenha sido convidada a estar presente neste evento na nova Unidade de Saúde de Nespereira”

E vai mais longe, defendendo que “o município, ao não endereçar este convite, afasta, inequivocamente, a equipa eleita pelos nespereirenses para a sua junta de freguesia deste ato tão importante e relevante para a população, sobretudo num tema que tanto nos preocupa como a saúde. A ausência desta instituição nesta inauguração pública representa, acima de tudo, a ausência das centenas de eleitores que confiaram neste executivo para representar os seus interesses e reivindicar os seus anseios e representa, ainda, um desrespeito Institucional pela junta de freguesia enquanto órgão autárquico”.

Por sua vez, a Câmara Municipal de Cinfães garantiu, novamente, que não se tratou de uma inauguração, tendo decorrido apenas uma visita às instalações. “No passado dia 24 de janeiro, abriu portas a nova extensão de saúde de Nespereira, uma obra muito ansiada pelo município, para Nespereira e para os cerca de mil e setecentos utentes. Obra realizada pela câmara municipal num investimento de cerca de 330 mil euros, com financiamento dos fundos comunitários. Esta quarta-feira, dia 26 de janeiro, o Sr. Presidente da ARS do Norte, Dr. Carlos Nunes, entidade responsável pela gestão funcional da saúde, realizou uma visita de trabalho à extensão de saúde, para verificar in loco as instalações, bem como o funcionamento das mesmas, aproveitando ainda o contacto com os profissionais de saúde que aí trabalham”, começou por explicar.

De acordo com o comunicado emitido, a autarquia “foi convidada pela ARS Norte para essa visita e reunião de trabalho. No entanto, o senhor presidente da câmara municipal, não pode estar presente por se encontrar em isolamento, fazendo-se representar pela vereadora Sónia Soares e pelo vereador Mário Leitão”, esclarecendo que a visita “não foi programada pelo município, mas pela ARSN, que endereçou o convite. Não se tratou, pois, de qualquer inauguração (aliás proibidas neste tempo de campanha eleitoral)”, foi esclarecido.

O município garante ainda que, brevemente, será feita a “inauguração, convidando, como sempre, presidentes de junta e vereadores, presidente e deputados à assembleia municipal, instituições e a população”. Atirando, em jeito de conclusão: “repudia-se, pois, o comunicado da Junta de Freguesia de Nespereira, pela inverdade transmitida, com o único objetivo de criar confusão e manter um clima de guerrilha política junto dos nespereirenses”.