celorico de basto
Publicidade

O Município de Celorico de Basto, em mote de celebração dos 50 anos do 25 de Abril, homenageou António Manuel Marinho Gomes e Fernando Freitas, seguindo-se uma assembleia municipal comemorativa.

A homenagem póstuma a dois celoricenses com uma vida de entrega a causas sociais, políticas e associativas, foi promovida com a atribuição dos topónimos, Avenida Comandante António Manuel Marinho Gomes e Rua Fernando Freitas. “Celebramos Abril com a homenagem a dois grandes homens de Celorico de Basto”, disse José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.  

O autarca destacou que os dois homenageados “desempenharam funções no Município de Celorico de Basto e estiveram ao serviço da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Celoricenses. São pessoas como estas que nos servem de exemplo, que nos fazem refletir nos valores de Abril, bem presentes neste concelho”

celorico de basto 25 de abril 4

A cerimónia contou com a presença da esposa do António Manuel Marinho Gomes, Teresa Marinho Gomes que fez referência ao legado deixado por estes homens que “ao longo do seu percurso de vida deixaram marca em tanta gente com quem privaram, marca que resultou em tão sentida homenagem, ao colocar o seu nome numa rua de Celorico de Basto, sua terra natal, onde eles adoravam viver”.

Mais tarde decorreu uma Assembleia Municipal comemorativa, um momento formal com discursos alusivos aos 50 anos do 25 de Abril.

Durante esta cerimónia solene José Peixoto Lima mostrou-se agradado por ver a Assembleia Municipal reunida para celebrar “meio século de liberdade e democracia, meio século de conquistas fundamentais para a vida livre em sociedade, sendo uma delas o poder local democrático que aqui está tão bem representado com os atuais titulares e muitos daqueles que ao longo deste período democrático dedicaram parte da sua vida à causa pública”

celorico de basto 25 de abril 5

A cerimónia solene contou ainda com os discursos dos grupos com assento na Assembleia Municipal e do presidente da Assembleia Municipal, António Machado.

Seguiu-se a homenagem a 27 coletividades com 25, 50 e 100 anos, que receberam a medalha de mérito de grau cobre, grau prata e grau ouro, respetivamente. O Jornal Povo de Basto e a Rádio Região de Basto receberam a medalha de mérito grau ouro.

A cerimónia terminou com a interpretação de Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso, pelo coro da Academia de Música de Basto.

celorico de basto 25 de abril 3

Texto redigido com o apoio de Gonçalo Carneiro, aluno estgiário da UTAD