networking celorico basto
Publicidade

O Centro Cultural de Fermil recebeu este sábado, dia 20 de abril, pelas 10h00, o 1.º Networking de Celorico de Basto, que contou com vários empresários e empreendedores do concelho, e teve como objetivo “estimular a entreajuda”.

José Peixoto Lima, presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, começou por explicar que o local escolhido teve como objetivo devolver “uma dinâmica maior à vila. Estamos a organizar a segunda Festa de Abril nesta vila de Celorico de Basto e neste espaço que é o Centro Cultural de Fermil, porque é uma vila que teve uma atividade económica muito forte e hoje está muito próxima da vila de Celorico de Basto”.

networking celorico basto 8

Por sua vez, no encontro de empresários pretende-se fazer” um balanço daquilo que são os programas que estão em vigor, mas também olhar para aqueles que estão anunciados para virem a acontecer”, acrescentando que, consciente de “algumas nuvens negras no horizonte”, o autarca considera que esta também é uma ocasião para “fazer um balanço das dificuldades que se fazem sentir no mundo empresarial”.

Durante uma sessão em que se fez notar o tecido empresarial “diversificado”, com empresários de setores que vão desde a madeira, metalomecânica, agricultura, turismo até ao comércio e serviços, os participantes foram “estimulados para a entreajuda”, onde os jovens empreendedores tiveram oportunidade de aprender “com os seniores e vice-versa. Há junto dos nosso jovens uma grande apetência para também serem empreendedores e temos que os estimular”, destacou José Peixoto Lima. 

networking celorico basto 7

Município de Celorico de Basto tem um Gabinete de Apoio ao Investidor 

O Gabinete de Apoio ao Investidor, reforçado com recursos humanos, tem como missão “ajudar famílias, empresas, IPSS, entre outros, a aproveitarem todas as oportunidades que o PRR e ato comunitário de apoio conferem”. 

Além disso, o município está “a dotar todo o concelho de uma rede de espaços coworking“, mas também a investir na cobertura da fibra óptica que considera “fundamental” para dar resposta ao teletrabalho. “Temos muitos jovens a trabalhar desta forma e é preciso que tenham a infraestrutura necessária. Estamos também a receber muitos estrangeiros que escolhem o concelho para residir e trabalhar e todos devem saber que têm na câmara um parceiro ativo e amigo para que, em qualquer situação, os possa ajudar, seja nas questões do financiamento, mas também funcionamos como interface entre a oferta e a procura relativamente ao emprego. Registamos as pessoas que estão à procura de emprego e quando os empresários precisam de pessoas para trabalhar, nós pegamos nesse portfólio e entregamos. No fundo, fazemos a ponte entre as pessoas e as empresas”.

networking celorico basto 6

Antes de terminar, o autarca recordou os “indicadores positivos” do concelho em 2023, nomeadamente, a taxa de desemprego que baixou e foi “a única a descer no distrito de Braga”, mas também o “saldo líquido positivo. Foi recorde em toda a história do concelho no balanço das empresas que encerraram e das que foram criadas”. 

Assim, o 1.º Networking serviu, sobretudo, para “partilhar conhecimento e experiências” e dar “maior qualidade” à atividade económica. “Temos feito o nosso papel de os ajudar e é com esse espírito de colaboração e ajuda que esta iniciativa se realizou”, terminou o presidente.

Durante o evento esteve também presente o diretor do Centro de Emprego que abordou as questões do emprego e desemprego e das medidas de apoio que o instituto tem.