barbara maias amarante
Publicidade

Bárbara Maias, uma jovem de 15 anos, natural de Amarante, iniciou a época do Campeonato Epic Iberico, correndo na Classe 3, Categoria Júnior.

A primeira prova teve lugar no fim de semana passado, dia 19 de fevereiro, e decorreu no Kartódromo de Rilhadas, em Fafe. Nesta prova, Bárbara Maias fez o melhor tempo da Classe Júnior, 46,831 segundos, garantindo a pole position para a primeira corrida do dia, entre rapazes e raparigas.

Assim, na primeira prova a partida correu de forma “agressiva” entre pilotos, com “toques ilegais” na primeira curva, sendo que no final da primeira volta a jovem viu a prova interrompida e o seu Kart com “danos graves que a impediram de iniciar a primeira prova do dia”.

Bárbara e a família pensaram “que o trabalho do fim-de-semana tinha acabado e era arrumar as malas”. No entanto, a equipa de mecânicos “em 10 minutos conseguiu reparar os imensos danos causadas ao Kart (coluna de direção partida, estirantes de direção torcidos, balões laterais rebentados, suportes partidos e radiador totalmente empenado)”. Desta forma, foi possível a jovem fazer as duas últimas voltas para a primeira prova do dia.

A piloto terminou a primeira prova em último lugar. Contudo, a segunda e última prova ia ter um destino diferente. A sua equipa e familiares encontravam-se “apreensivos”, mas “a princesa do asfalto”, como é conhecida no mundo das corridas, começava a reviravolta do dia.

Ao fim de duas voltas já ia em primeiro lugar da geral e ao fim das doze voltas, Bárbara Maias acabava a última prova do dia em primeiro lugar, deixando o segundo classificado “a mais de oito segundos de distância”.

No final, conseguiu conquistar o terceiro lugar no pódio. Em segundo ficou Eduardo Carvalho e em primeiro António Lopes, ambos naturais de Felgueiras.

Atualmente, a jovem de 15 anos aguarda pela prova de Fátima que irá acontecer em março.