feira do vinho verde e das tasquinhas 2023 2
Publicidade

Vinhos verdes da sub-região de Baião, petiscos regionais, artesanato e “muita” animação são os ingredientes para a sexta edição da Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas. O certame arranca oficialmente esta sexta-feira, dia 1 de setembro, e se prolonga até domingo, dia 3, no Centro Cívico de Santa Marinha do Zêzere, em Baião.

Este ano, o certame reúne duas dezenas de expositores que vão apresentar “o que de melhor estamos a promover, o vinho verde, sobretudo da região de Baião, que predomina a casta avesso, com características distintivas. Mas para acompanhar um bom avesso, teremos também as nossas tasquinhas, com petiscos regionais, as barraquinhas com doçaria, artesanato e muita animação, típica e tradicional portuguesa e de âmbito nacional. Durante os três dias teremos sempre animação continua e uma área específica para crianças”, explica o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, Manuel Pereira.

Em declarações ao Jornal A VERDADE, o autarca enaltece uma novidade do programa. “Quisemos inovar, atrair outro tipo de público e num horário em que a afluência não é tão elevada. No domingo, às 08h30, teremos uma caminhada, para angariação de fundos a reverter para os Bombeiros de Santa Marinha do Zêzere”, revela.

Ao longo das várias edições, o certame tem “conseguido atrair mais visitantes“, tendo recebido, em 2022, cerca de sete mil pessoas durante os três dias do evento e, para este ano, a expectativa “é que voltaremos a ter uma casa cheia e a conseguir cativar as pessoas a voltar. O feedback que vamos recebendo é que cada vez que vêm sentem vontade de voltar no ano seguinte. Por isso, penso que estão reunidas as condições para termos mais uma edição de muito sucesso“, garante Manuel Pereira.

Atualmente, a Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas assume-se uma atração para as pessoas da terra e da região, mas “ao longo da edições”, a organização “tem sentido que outro público tem vindo à procura do evento. A primeira edição, em 2016, apesar de já ter sido um sucesso, teve um impacto mais local, mas ao longo das edições temos notado que o impacto não é só da freguesia e do município, mas também da região”, acrescenta.

40472396 2124578391136429 8601215778869477376 n

A abertura oficial do certame está marcada para as 18h30 desta sexta-feira, dia 1 de setembro, e o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere deixa o convite para um evento com um “programa agradável, diversificado e para todas as idades. Ao longo dos tempos fomos alterando e incluindo algumas coisas novas, de forma a podermos ter um programa para várias idades e que todos se sintam à vontade e tenham um espaço em que se possam sentir sossegados, em segurança e que se possam saborear o que melhor nós temos. Deixo o convite a todas as pessoas. Quem tem vindo não se tem arrependido e tem sentido vontade de voltar. Por isso, estarão reunidas todas as condições para que as pessoas possam usufruir deste evento e as coisas correrão da melhor forma”.

Tratando-se de um evento ambientalmente responsável, serão reforçados os pontos de reciclagem de resíduos e promovidas ações de sensibilização durante os três dias. A Feira do Vinho Verde e das Tasquinhas, em Santa Marinha do Zêzere, é uma organização da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Baião.

feira do vinho verde e das tasquinhas 2023

Programa:

Dia 1

18h30: Cerimónia de abertura, acompanhada pelo “Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião”.
22h00: Concerto da “Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere”.
00h00: Atuação do “DJ Nelson Carvalho”.

Dia 2
11h30: Abertura com o Festival “Os Traquinas & Friends”.
14h30: Atuação do Grupo de Concertinas “Duo Monte Carlo”.
15h30: Abertura da Playground (zona infantil) – “Masterlipe”.
22h00: Atuação do artista “Victor Rodrigues”.
00h00: Música com “DJ Carlos Maia”.

Dia 3
8h30: Caminhada d’Avesso – Abertura do secretariado (parceria com a secção desportiva dos Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere).
11h30: Abertura da Feira.
14h00: Atuação do Grupo de Concertinas “Alexandra Ferreira e Joel Pinto”.
15h30: Abertura da Playground (zona infantil) – Masterlipe.
16h00: Atuação da “Banda Ritmo Douro”.
21h30: Atuação da Banda “Estrelas da Primavera”.
00h00: Encerramento.

Ler mais