rui fonseca e filho 1
Publicidade

Terminou este domingo, 12 de maio, a 57.ª edição do Vodafone Rally de Portugal, uma prova que reúne milhares de aficionados.

Entre amigos e conhecidos, existem também os laços familiares que unem na pista a “paixão” pelo mundo automóvel, como é o caso de Rui Fonseca. O piloto marcoense teve a seu lado o co-piloto e filho Samuel Fonseca na conquista do prémio do segundo lugar em Clássicos Desportivos, no dia 11 de maio, na Super Especial de Lousada.

rui fonseca e filho 2

O filho de 16 anos já se tinha estreado, em outubro, na Exponor como navegador, mas o Rally de Portugal foi uma estreia absoluta. Conquistar o segundo lugar com o filho “foi um orgulho enorme, sem dúvida. E para ele sei que também foi, afinal eu sou o ídolo dele“, afirma Rui Fonseca, que se diz “feliz e orgulhoso” por poder partilhar a paixão pelo clássicos com o filho.

Rui Fonseca é um dos “mais antigos pilotos” do Marco de Canaveses, que assume ser um “apaixonado” desporto automóvel, em especial pelos carros clássicos. Apesar de viver na Suíça, desde 2014, as visitas a Portugal são uma constante, não só para visitar a família, mas também para “viver ao máximo” o desporto automóvel.

rui fonseca e filho 4

Começou a correr nas provas dos anos 90, sempre na classe de Clássicos Desportivos, e hoje tem no filho de 16 anos uma garantia de herança desse gosto. “Os carros são uma paixão que nos une. Afinal fui o primeiro da minha família a começar neste desporto. Ele diz que quer seguir os meus passos. O sonho dele é levar-me ao lado”.

No dia da estreia, Samuel Fonseca estava “feliz. É o que ele mais gosta de fazer, até porque desde pequeno que ia ao meu lado e nunca teve medo. E percebe muito de mecânica, é a paixão dele também. Daí juntar o útil ao agradável”, explica o pai, que perspetiva o futuro do filho no mundo automóvel. “Ele já conduz bem, mas acho que ainda não está preparado. Mais um ano e já poderá começar a levar a sério”.

rui fonseca e filho 3

Em breve, Rui Fonseca vai estrear o novo carro e o atual ficará para o filho. “É um sonho que tenho, correr lado a lado com ele, com carros iguais”. A estreia deverá acontecer no Penafiel Racing Fest, na Taça Joaquim Santos, a decorrer no dia 15 de junho.