marcia nunes grupo travanca fatima 2024.jpeg destaque
Publicidade

No dia 5 de maio, Márcia Nunes, natural de Vila Meã (Amarante), deu início à primeira peregrinação até ao Santuário de Fátima e a uma experiência que “superou completamente as expetativas. As palavras nunca vão ser suficientes para a descrever. Adorei”.

A 13 de maio, no dia das celebrações das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos (1917), a jovem de 31 anos recorda a primeira experiência de peregrina, integrada no Grupo de Travanca.

marcia nunes grupo travanca fatima 2024

Quais foram as maiores dificuldades pelo caminho?

Para mim a maior dificuldade foram mesmo as condições climatéricas. Chuva no primeiro dia de caminhada e temperaturas altas nos dias seguintes, que acabaram por dificultar o percurso.

Teve algum momento marcante?

São vários os momentos marcantes ao longo da peregrinação, mas destaco o espírito de entrega de cada peregrino, os abraços que souberam sempre a colo, as palavras de conforto que tantas vezes me aqueceram o coração. Um grupo grande, incrível e cheio de histórias partilhadas.

marcia nunes grupo travanca fatima 2024.jpeg 3

Como foi chegar ao Santuário?

Foi emocionante. Esquecer o cansaço e só agradecer! Impossível descrever o sentimento.

O que retira desta experiência?

Acima de tudo levo desta experiência a importância do amor ao próximo.

marcia nunes grupo travanca fatima 2024.jpeg 2

Vários testemunhos referem que este ano se sentiu uma grande presença do jovens na peregrinação e no Santuário. Teve essa perceção? Acha que os jovens estão a reaproximar-se da igreja e da fé?

Sim, sem dúvida. No nosso grupo também existia uma grande percentagem de jovens. O senhor Padre Cláudio (que nos acompanhou durante a peregrinação) também nos cativa nesse sentido, é amigo, companheiro, incentivador…

marcia nunes grupo travanca fatima 2024.jpeg 5

Depois desta primeira experiência aconselha a quem nunca foi? Pretende repetir?

Aconselho muito! É uma semana intensa de partilhas e construção de boas memórias. Repetirei com toda a certeza. Gostava só de reforçar a equipa maravilhosa que nos acompanhou, desde a organização, voluntários que todos os dias nos proporcionam o melhor, os guias e responsáveis do grupo que foram companheiros de viagem, sempre com uma palavra de conforto para cada um de nós

marcia nunes grupo travanca fatima 2024.jpeg 4

Recorde a entrevista de Márcia Nunes antes da primeira peregrinação: