vila cova da lixa 3
Publicidade

A Associação Desportiva e Cultural de Vila Cova da Lixa assinalou, em novembro de 2023, 30 anos desde a sua fundação. Carlos Silva é o presidente da coletividade do concelho de Felgueiras, que se dedica “a diversas atividades”, com destaque para o futebol amador.

JORNAL A VERDADE (JV): Carlos Silva, há quanto tempo é presidente da Associação Desportiva e Cultural de Vila Cova da Lixa?

CARLOS SILVA (CS): Sou presidente há um ano, mas com ligação à anterior direção, que cessou o seu mandato. Depois tomei a iniciativa de me candidatar à presidência da associação. O meu mandato é de dois anos, portanto, termina em dezembro de 2024.

JV: Esta associação, que completou recentemente 30 anos, dedica-se ao quê e que atividades habitualmente realiza?

CS: Costumamos realizar diversas iniciativas, mas a nossa principal atividade é o futebol amador. Temos um grupo de amigos, que é uma família, que gosta muito de se juntar ao domingo de manhã para jogar futebol. São jogos amigáveis, com alguns jogadores já veteranos. 

adc vila cova da lixa 2

JV: Portanto, não estão integrados em nenhum campeonato federado ou popular?

CS: Não.

JV: Mas esse é um objetivo para o futuro?

CS: Não temos essa ideia. Com a anterior direção, isso foi algo que foi falado, foi debatido, mas acabamos por chegar à conclusão que não era viável, porque a participação num campeonato popular ou federado implica custos. Esse esforço financeiro exigiria ainda a obtenção de mais apoios, que são cada vez mais escassos. Por isso, colocamos essa possibilidade de lado.

vila cova da lixa 2

JV: Tendo em conta essa dificuldade cada vez maior em encontrar apoios monetários, como fazem para manter a atividade da associação?

CS: Neste momento, contamos com os apoios da Câmara Municipal de Felgueiras e da Junta de Freguesia de Vila Cova da Lixa e Borba de Godim. É um apoio que nos é concedido em função do nosso plano de atividades que é enviado todos os anos. Vamos vivendo também com a realização de algumas atividades, como as nossas caminhadas. Tínhamos sócios pagantes, mas agora isso não acontece, devido a algumas situações que aconteceram no passado. Futuramente, é algo que terá que ser repensado. 

caminhada vila cova da lixa

JV: Para além do futebol e das caminhadas, que já referiu, que outro tipo de atividades a associação promove?

CS: Para além do futebol e da nossa tradicional caminhada, em abril, que tem sempre uma adesão muito grande, costumamos realizar ainda o nosso magusto. Depois, podem surgir outras atividades ao longo do ano, dependendo muito do tempo que consigamos despender. A nossa direção é constituída por pessoas que têm as suas atividades profissionais e nós temos de gerir em função da disponibilidade de todos. 

JV: Há uma forte ligação entre a associação e a freguesia?

CS: Há. Por onde passamos, na freguesia, somos sempre muito bem recebidos. Por exemplo, já fizemos, em 2014 e em 2017, a festa do nosso padroeiro, o Divino Salvador. Sempre tivemos uma boa colaboração e um bom entendimento com a população da freguesia. 

vila cova da lixa

JV: O Carlos Silva termina o seu mandato apenas em dezembro. Até ao final do ano, há alguma coisa que tenha intenção de concretizar?

CS: O meu objetivo, que é o mesmo da direção anterior, é poder melhorar as condições do nosso campo de futebol, que ainda não está concluído. Estamos a tentar ver o que é que podemos fazer para ver concretizada esta nossa ambição. Também temos a questão da nossa sede, que nos foi entregue há alguns anos, e que pode vir a ser demolida, pelo facto de se encontrar junto à Igreja de Vila Cova. Estamos em contacto com a junta de freguesia para resolver esta situação, porque caso a nossa sede venha a ser demolida, necessitamos de um novo espaço para manter a nossa associação em funcionamento.

JV: E essa mudança da sede para outro local será benéfico para a associação?

CS: Não posso dizer que é o ideal. No local onde estamos, o espaço é amplo e permite-nos realizar todo o tipo de atividades. Futuramente, podemos ir para um sítio que não disponha das mesmas condições. Mas vamos aguardar.