clube ornitologico da
Publicidade

O ano de 2024 ficará marcado na história para do Clube Ornitológico da Lixa, localizado na freguesia de Vila Cova de Godim, no concelho de Felgueiras, uma vez que comemora o 25.º aniversário.

José António Costa é o presidente da direção do clube e afirma que, desde a sua criação, que o Clube Ornitológico da Lixa tem “desempenhado um papel muito relevante na Ornitologia local, nacional e internacional. A prova disso são os resultados extraordinários alcançados pelos nossos sócios nos Campeonatos Nacionais e Mundiais recentes”.

Refira-se que no ano passado, um dos sócios do clube sagrou-se campeão mundial, no Campeonato Mundial de Ornitologia, que decorreu em Itália. Já no Campeonato Nacional, em Viana do Castelo, dois sócios tornaram-se campeões nacionais, ganhando várias medalhas de ouro, prata e bronze.

logotipo col
5.0.3

De acordo com o presidente, os principais objetivos centram-se, sobretudo, em “cultivar o gosto pelas aves entre os jovens e na divulgação da ornitologia. Apoiamos os nossos associados de várias formas, desde a inscrição na federação, onde é atribuído o número de criador nacional, até ao aconselhamento e esclarecimento de dúvidas sobre as espécies que criam, além da participação em campeonatos”.

Ao longo do ano, o Clube Ornitológico da Lixa organiza várias atividades, nomeadamente a Exposição de Aves da Cidade da Lixa, contando ainda com participação em outras exposições regionais, no Campeonato Nacional e no Campeonato Mundial. “Realizamos reuniões mensais da direção e fazemos atendimento aos sócios na última sexta-feira de cada mês. Durante cada época desportiva, tratamos de pedidos de anilhas, realizamos a assembleia geral do clube e da federação e também promovemos o jantar convívio de entrega de prémios da exposição”, foi descrito.

23 exposicao

O Clube Ornitológico da Lixa conta com vários sócios de fora do concelho, especialmente de locais como “Fafe, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto, Chaves, Alijó, Vila Real, Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Lousada, Paredes, Valongo, Madeira, entre outros”. Para o presidente, “isso evidencia o compromisso e a dedicação do clube à Ornitologia, bem como a maneira cordial e profissional com que tratamos os sócios. Esta é a mensagem que é transmitida de sócio para sócio e que nos permite crescer além das fronteiras do nosso concelho”, descreveu.

Os 25 anos do clube, que são assinalados a 28 de julho, serão comemorados com “os órgãos sociais, os sócios e todos aqueles que contribuíram desde a fundação. Todos devem sentir-se orgulhosos porque este é um marco muito significativo na vida do clube”.

pres. clube jantar entrega premios

Por fim, o presidente José António Costa, deixa um “apelo caloroso” a todos os sócios para participarem “ativamente nas atividades” do clube. “Convidamos todos a trazerem os seus pássaros para a exposição e também a participarem na nossa reunião mensal, que acontece na última sexta-feira de cada mês, a partir das 21h00, na sede do clube. É um momento valioso para trocar ideias, esclarecer dúvidas e fortalecer o nosso clube. Contamos com a vossa presença e entusiasmo”, finalizou.